Presidente da Agência de Metrologia Rérison Castro recebe Presidente do Inmetro Marcos Heleno Guerson e comitiva diretora do órgão / Foto: Gleydon Medeiros

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), na pessoa do seu presidente Marcos Heleno Guerson, está realizando uma série de visitas técnicas aos órgãos delegados em todos os estados de federação e nesta quarta-feira, 26, esteve na Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), aonde foi recebido pelo presidente Rérison Castro e por toda a equipe de servidores da pasta.

O presidente do Inmetro veio acompanhado pela comitiva técnica composta por Lenilton Duran Pinto Correa, Diretor de Avaliação da Conformidade; Periceles José Vieira Vianna, Diretor de Metrologia Legal e Carlos Alberto Valentim dos Santos, Procurador Federal.

O objetivo da visita foi conhecer de perto as instalações do órgão delegado, a realidade sócio econômica do estado do Tocantins, no que diz respeito à Agência de Metrologia, e discutir a execução do Plano Anual de Trabalho. Além disso, o encontro também serviu para balizar as ações de forma conjunta entre a pasta e a rede, em conformidade com a legislação vigente.

Para o presidente da AEM, Rérison Castro, receber, pela primeira vez na história da Agência, a cúpula diretiva do Inmetro é mais que uma honra, é uma oportunidade ímpar para cada gestor estadual. “A aproximação com o órgão federal e a abertura deste canal tão próximo de interlocução e de conhecimento das peculiaridades de cada órgão delegado propiciará um melhor desenvolvimento das ações no âmbito individual e coletivo, em especial naquilo que poderá ampliar ainda mais a atuação da rede em prol da sociedade, do setor produtivo e da vigilância de mercado”, destaca o gestor estadual.

De acordo com o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, a série de visitas pelo país reforça mais do que o trabalho conjunto e a representatividade do Inmetro na sociedade, em especial no que tange ao desenvolvimento econômico. “É também o papel do Inmetro a busca por soluções que possam vir a incrementar o setor produtivo e a economia nacional. Para isso, é necessário identificar, de forma pontual, a realidade de cada órgão delegado, bem como as potencialidades locais, as afinidades produtivas e como o Inmetro pode vir colaborar cada vez mais com a sociedade brasileira”, reforça o presidente Marcos.

Ainda dentro da programação da visita técnica do Inmetro, na quinta-feira, 27, a equipe da diretoria administrativa e financeira da AEM recebeu Valmir Sant’anna, da Coordenação-Geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I). Na pauta, assuntos relacionados à gestão dos recursos, orçamentos e execução financeira das ações do órgão delegado.

Vocação econômica e novas frentes de trabalho

Como fruto das reuniões técnicas entre as equipes da Agência de Metrologia e a alta cúpula diretiva do Inmetro, serão realizados estudos de viabilidade da implantação de novos serviços estaduais, dentre eles os trabalhos de medição voltados ao agronegócio. “Recebemos do presidente Marcos Heleno o sinal verde para os estudos de viabilidade de implantação do Laboratório de Verificação de Medidores de Umidade de Grãos no Tocantins. Essa nova frente de trabalho virá sob medida para acompanhar a vocação do Estado em relação ao agronegócio. Só temos a crescer com essa oportunidade”, pontua Rérison Castro.

Também fez parte da pauta, a visita às obras da sede própria da AEM, que foram paralisadas em decorrência da pandemia do coronavirus. O presidente do Inmetro visitou o local e foram feitas tratativas para a futura retomada dos trabalhos.

União em prol da rede e do Inmetro

Mais do que discutir as ações pertinentes à Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), os órgãos delegados e o Inmetro, esse alinhamento da alta direção do órgão federal com os órgãos delegados traz, também, um renovo às equipes locais e a expectativa de uma atuação mais presente junto às demandas da sociedade.

O técnico metrológico Jailes Oliveira está na Agência de Metrologia há mais de vinte anos e apesar de já ter participado de várias reuniões no Inmetro, receber a alta cúpula diretiva em casa foi um momento único. “A oportunidade de apresentar os nossos laboratórios, a nossa equipe técnica e os nossos números para o presidente do Inmetro foi extremamente positiva. E, o sinal verde para ampliarmos os serviços e atuarmos também na vocação econômica do Tocantins faz com que seja cada vez mais reconhecida a importância do Inmetro perante a sociedade como um todo”, aponta o técnico.

Para o servidor da coordenação administrativo-financeira da AEM, Anderson Martins, que está na pasta há mais de sete anos, “receber a direção do Inmetro, pela primeira vez, é uma verdadeira injeção de ânimo para a equipe, ainda mais porque o presidente Marcos Heleno trouxe novas demandas para todos”, destaca o servidor.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPRF apreende quase 1 tonelada de droga escondida em um caminhão na BR-153
Próximo artigoPrefeitura realiza dia D de vacinação antirrábica no dia 29 deste mês