Foto: Prefeitura de Colinas

Como não foi atingido os 100% da Vacinação antirrábica em cães e gatos, no município de Colinas (TO), a Prefeitura, irá realizar o dia D, no sábado, 29, das 12 às 18 horas. Para evitar aglomeração por causa da pandemia, foram escolhidos três locais de vacinação: Praça Sete de Setembro no centro, Academia ao lado da UBS, setor Santa Rosa e Feira Coberta do Setor Santo Antônio.

Na campanha que aconteceu nos bairros, foram vacinados 70%. Apesar da raiva estar controlada no país, é importante manter a vacinação para evitar casos.

A médica veterinária Anna Karollyne explica. “Os cães e gatos devem ser levados por um tutor maior de idade. Além disso, não disponibilizamos doses para os tutores vacinarem em casa. O prazo de eficácia desta vacina após a aspiração, é curto, diferente das outras vacinas das campanhas anteriores. A manipulação e armazenamento incorreto pode ocasionar danos à saúde do animal. A recomendação que o NCZ recebeu é para não entregar e vamos seguir a determinação da Secretaria de Saúde do Estado”, explicou.

Outra orientação é para que os tutores de animais domésticos mantenham a vacinação em dia. Os cães e gatos que tiverem três meses ou mais de idade, já podem ser vacinados.

A ação é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e coordenada pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ).

Doença da Raiva

A doença é causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC) e sua transmissão ocorre por meio de lambeduras, mordeduras ou arranhaduras dos mamíferos suscetíveis ao vírus causador, como cão e gato. Por isso a importância de mantermos em dia a vacinação dos animais domésticos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPresidente do Inmetro visita AEM e dá sinal verde para ampliação de serviços no Tocantins
Próximo artigoFiscalização apreende 500 Kg de pescado impróprios para o consumo no lago de Palmas