Luis Carlos Carmo Coelho foi encontrado morto em Palmas

O juiz titular da 2ª Vara Criminal de Palmas, Luiz Zilmar dos Santos Pires, condenou por latrocínio, com pena máxima de 30 anos de reclusão, em regime fechado, o réu confesso Rafael Mário Herculano Silva Paes, acusado de matar e roubar Luis Carlos Carmo Coelho, de 51 anos, servidor da Secretaria de Estado da Saúde, no ano de 2019, em Palmas. O crime ganhou repercussão à época pela forma cruel como ocorreu. Os fatos narrados a seguir estão conforme constam nos autos do processo judicial.

No dia 21 de maio de 2019, o denunciado, Rafael Mário Herculano Silva Paes, estava nas proximidades do município de Araguaína, nas margens da rodovia BR-153, quando, por volta de 12 horas, pegou carona com a vítima, Luis Carlos Carmo Coelho, que estava a caminho de Palmas. Durante a viagem, a vítima e o denunciado fizeram algumas paradas em postos de gasolina nas cidades de Nova Olinda e Tabocão, locais onde o denunciado se aproveitou da ocasião e visualizou a senha do cartão da vítima no momento em que ela realizava os pagamentos.

Ambos seguiram viagem até a Capital, onde a vítima se dirigiu para sua residência, acompanhada do denunciado. No local, a vítima demonstrou intenção em manter relações sexuais com o denunciado. Posteriormente, enquanto a vítima tomava banho, o denunciado foi até a área externa da casa, pegou um pedaço de corda, e, no momento em que vítima deixou o banheiro, ele a matou por meio de enforcamento com a corda em questão.

Após matar a vítima, o denunciado deitou o corpo dela sobre uma cama e jogou um cobertor por cima. Em seguida, ele fugiu da residência, levando consigo o aparelho celular, o cartão de crédito e o veículo da vítima. De posse desses bens, o denunciado foi a outras cidades, vendeu o celular da vítima, realizou saques com o cartão roubado, gastou parte do dinheiro com drogas, efetuou a compra de aparelhos celulares e de pagamentos de motéis com o dinheiro da vítima, cujo corpo foi encontrado por sua irmã no dia do ocorrido.

O processo

Rafael Mário Herculano Silva Paes foi denunciado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) por latrocínio e roubo com lesão corporal grave. A denúncia foi recebida em 9 de setembro de 2020, e foram ouvidas quatro testemunhas, sendo elas o irmão do acusado; além de uma frentista de Colinas, um usuário de drogas, e um taxista que tiveram contato com o denunciado após a morte da vítima.

Os fragmentos colhidos na cena do crime e digitais foram confrontados com as de vários suspeitos, sendo que o resultado foi positivo apenas para o denunciado.

Durante o interrogatório, Rafael Mário Herculano Silva Paes confessou a prática dos fatos que lhe foram atribuídos e informou que já foi indiciado pelo crime de furto no Estado do Goiás, que responde por homicídio no Estado de Minas Gerais e que há inquéritos em seu desfavor por roubo no Estado de Goiás. e ainda que era usuário de drogas.

O MPTO requereu a condenação nos termos da denúncia, sendo aumentada a pena-base pelos maus antecedentes e aplicadas as agravantes da reincidência, do emprego de meio cruel pela asfixia e do uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. O assistente de acusação, irmão da vítima, seguiu o posicionamento ministerial. A defesa [Defensoria Pública do Estado (DPE)], por sua vez, requereu a fixação da pena-base no mínimo legal, o reconhecimento da confissão espontânea, a fixação do regime prisional menos gravoso e a concessão do direito de recorrer em liberdade.

A decisão

Em sua decisão, o juiz Luiz Zilmar dos Santos Pires considerou que todo o desenrolar da ação criminosa comprova que a intenção fundamental do autor foi subtrair os bens da vítima, sendo o resultado morte um meio para tanto.

“A traição é a deslealdade, a perfídia, a quebra de confiança que o ofendido depositava no responsável pelo crime. Tendo em vista que autor e vítima viajaram juntos, que a vítima o colocou dentro da sua casa e com ele teve relação sexual, é presumível que nele depositava confiança”, disse o juiz na sentença.

Diante das provas constantes nos autos, o juiz julgou procedente a denúncia para condenar Rafael Mário Herculano Silva Paes por latrocínio, fixando a pena-base em 22 anos e 6 meses de reclusão e 11 dias-multa. No entanto, diante da reincidência do denunciado, e reconhecendo a atenuante da confissão espontânea, o magistrado aplicou pena-base de 30 anos de reclusão e 15 dias-multa.

Conforme a sentença, a condenação deve ser cumprida em regime inicialmente fechado, não concedendo ao denunciado o direito de recorrer em liberdade, mantendo inalterada a decisão que decretou a prisão preventiva na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota em Araguaína.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPM leva 11 pessoas para delegacia por não pagar motel após orgia em ITZ
Próximo artigoGaguim promete verba para implantação de polo da Unirg em Colinas do Tocantins