Atrair investidores argentinos para o Tocantins, intensificar a parceria comercial entre Tocantins e Argentina tanto na exportação quanto na importação de produtos, e ainda, fomentar o turismo e o desenvolvimento de tecnologias entre ambos. Esses assuntos pautaram a reunião entre o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse; e o cônsul-geral da Argentina, Pablo Virasoro, realizada no final da manhã desta terça-feira, 18, no Palácio Araguaia.

O governador Mauro Carlesse destacou o potencial do Estado e o desejo de atrair investidores internacionais, que possam alavancar a economia e gerar emprego para a população. “O Estado tem um potencial muito grande, tem boa logística e está aberto para receber empresários de todas as áreas. Tenho certeza de que essa parceria Tocantins e Argentina será benéfica para ambos”, ressaltou o Governador, destacando ainda o equilíbrio fiscal do Estado.

O Chefe do Executivo Estadual fez questão de ressaltar o posicionamento estratégico do Estado. “Temos incentivos fiscais, estamos no centro do país e temos uma logística privilegiada com a Ferrovia Norte-Sul. Em breve, a Leste-Oeste, a rodovia Belém-Brasília vai ser duplicada, tem aeroporto. Tudo isso favorece a distribuição de produtos com baixo custo e em qualquer direção”, frisou.

O Governador também destacou a construção do Parque Tecnológico do Tocantins, que será construído em Palmas. “Estamos montando o Parque Tecnológico voltado para o agronegócio. Temos vários países e empresas interessados e queremos a Argentina conosco também”, afirmou.

Interesse Argentino

O cônsul geral argentino, Pablo Virasoro, destacou que os números tocantinenses chamaram a atenção, e por isso, o desejo de estreitar a parceria comercial entre ambos. “O Tocantins já exporta para Argentina e importa também. Queremos aumentar o intercâmbio e diversificar. A produção do Tocantins é parecida com a nossa, principalmente, a questão de commodities. E isso não significa que devemos ser concorrentes, mas sim parceiros”, ressaltou.

O cônsul Pablo Virasoro destacou que a Argentina tem alta eficiência nas indústrias do aço, máquinas agrícolas, carros e caminhões, e ainda na formação universitária. “Em todas as regiões do país, a produção agrícola é protagonista. O beneficiamento da soja fez com que a Argentina seja, hoje, o maior exportador de óleo de soja e farelo de soja. É bem mais rentável exportar derivados que a commodities. Exportamos softwares e somos o principal destino turístico da América Latina”, complementou.

Após uma breve apresentação sobre as potencialidades do país vizinho, o Cônsul afirmou que, assim que possível, trará uma delegação de empresários para conhecer o Tocantins. “Os números tocantinenses nos impressionaram, tanto que estou aqui. Em breve, podemos trazer empresários argentinos para conhecer o Tocantins e ver em quais áreas desejam investir. E, da mesma forma, podemos levar uma delegação daqui para conhecer a Argentina e as muitas oportunidades de negócios”, concluiu.

Oportunidades de negócios

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, estava presente na reunião e ressaltou as vantagens em investir no Estado. “O Tocantins tem muitas possibilidades, o mais forte é o agronegócio e a logística facilita o escoamento da produção. A gente entende que o regime tributário é muito facilitado e acredita que a indústria da transformação do agro é um diferencial para gerar emprego e agregar valor aos produtos”, ressaltou.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, destacou a importância da parceria com o país vizinho. “A Argentina é um país muito importante, sobretudo na balança comercial do Estado. O Governador tem se empenhado em atrair investidores internacionais e o Tocantins já está preparado, com sua base de produção consolidada e buscando esses parceiros internacionais para que possam efetivar compra e exportações desses produtos, aumentando assim, a nossa renda per capita e consequentemente a nossa balança comercial”, destacou.

Já o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, aproveitou para divulgar a Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2021 100% Digital e sinalizar, em quais áreas do agronegócio tocantinense a parceria argentina seria bem-vinda. “A Argentina tem muita tecnologia principalmente de pecuária que a gente pode trabalhar juntos. Há equipamentos para agricultura familiar e boas tecnologias nesta área que nos interessa e também na área de armazenamento de grãos. É interesse do Estado ampliar nossa oferta de armazéns e a nossa busca por equipamentos mais baratos e eficientes para utilizar aqui na nossa região”, concluiu.

Também participaram da reunião o vice-governador Wanderlei Barbosa; os secretários de Estado da Saúde, Edgar Tollini; e da Comunicação, Élcio Mendes; e o gerente-geral no Brasil do Grupo Logístico Andreani, Fernando Corrêa.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorInquérito apura péssimas condições das ruas de Gurupi
Próximo artigoMPTO requer lista das pessoas que foram imunizadas contra Covid-19 na última sexta-feira em Palmas