Cenas de colisão são montadas em Araguaína para chamar atenção dos riscos do excesso de velocidade e imprudência/Foto: Marcos Sandes

A ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) e órgãos de segurança de Araguaína, no norte do Tocantins, seguem com as ações do Maio Amarelo. Na sexta-feira, 14, foram montadas duas cenas de colisão para chamar a atenção da população sobre os riscos do excesso de velocidade e imprudências no trânsito. Nesta segunda-feira, 17, foi realizada blitz educativa sobre os cuidados para os condutores.

Nas cenas, veículos envolvidos em acidentes foram posicionados em pontos estratégicos da cidade com faixa e um recado: “E se fosse você? Desacelere, viva mais”. O objetivo é chamar a atenção de quem passa pelos locais para a responsabilidade no trânsito e cuidado com a vida tanto de condutores quanto de pedestres.

Os pontos escolhidos para a montagem das cenas foram na Avenida Filadélfia, um na rotatória que dá acesso à Via Lago e outro na rotatória da Feirinha. De acordo com o superintendente de Trânsito e Transporte, Sheldon Sá, os locais foram escolhidos por terem trânsito intenso e o índice de velocidade ser maior, o que representa fatores de risco para acidentes graves, com danos e vítimas.

“Os acidentes têm causado perdas irreparáveis tanto financeira quanto emocional nas pessoas. Um dos principais fatores de acidentes é o excesso de velocidade, por isso esse apelo para que desacelere e viva mais”, informou Sheldon Sá.

O mototaxista Nilson Alves, de 44 anos, trabalha no local há cinco anos e achou a ação importante tanto pela profissão que exerce quanto pelos demais usuários da via. “Quando cheguei para trabalhar hoje pela manhã e vi essa cena, fiquei comovido, chocado, me coloquei no lugar das pessoas que passaram por isso. É preciso se conscientizar, ter mais atenção, mais cuidado na hora de fazer nosso trajeto”.

Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro. O objetivo é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, empresas, governos e entidades.

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.

A Prefeitura de Araguaína, por meio da ASTT, PM (Polícia Militar), PRF (Polícia Rodoviária Federal), BPMRED (Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), DETRAN-TO (Departamento de Trânsito do Tocantins) e PC (Polícia Civil), deram início  à campanha na segunda-feira, 3, com a Iluminação do Cristo Redentor em amarelo; no dia 12 realizou a Carreata “Respeito e Responsabilidade – Pratique no Trânsito”.

“A cada ação a população vê e tem mais contato com nossas equipes, evidenciando a importância, a qualidade, a cortesia e o profissionalismo empregados no serviço prestado à comunidade. Isso contribui com a redução substancial do número de acidentes”, afirmou o diretor de Educação no Trânsito, Eduardo Barbosa.

Programação
21/05 (sexta-feira)
Ação com cadeirantes “Respeito ao vulnerável no trânsito”.

26/05 (quarta-feira)
Blitz educativa “No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

31/05 (segunda-feira)
Carreata “Respeito e Responsabilidade – Pratique no Trânsito”.

(Leide Mendes)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPTO solicita esclarecimentos à BRK acerca da demora nos canais de atendimento ao consumidor
Próximo artigoPM flagra esposa de criminoso com óculos e R$ 7 mil furtados em loja de cosméticos de Araguaína, dupla foi presa