Prefeitura de Palmas

O Ministério Púbico do Tocantins (MPTO) expediu recomendação na última sexta-feira, 8, para que a Prefeitura Municipal de Palmas cumpra os procedimentos exigidos pela Lei de Licitações, no que se refere à dispensa de licitação para contratação de serviços de coleta de lixo e limpeza urbana na cidade.

O caso é acompanhado pelo MPTO desde novembro de 2019, quando a 28ª Promotoria de Justiça da Capital recebeu denúncia anônima de possíveis irregularidades no processo licitatório (Concorrência Pública nº 002/2019) para execução dos serviços de limpeza urbana, bem como nos atos realizados pela Prefeitura de Palmas para suspender o Edital de Licitação e, posteriormente, providenciar a contratação emergencial, sem licitação, dos serviços de coleta de lixo. Na época, a Prefeitura contratou diretamente a M. Construções e Serviços Ltda. por aproximadamente R$ 16,2 milhões.

A 28ª PJC recomendou que a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos da cidade, Antônio Trabusi, procedam à publicação do ato que autoriza a contratação direta, realizem a caracterização da situação emergencial que justifique a dispensa e esclareçam a razão da escolha do executante e a justificativa de preço.

O promotor de Justiça Adriano Neves orientou que a contratação direta emergencial seja realizada nos mesmos termos propostos no edital de licitação de Concorrência Pública nº 002/2019, exceto quanto às normas que sofrem alterações e atualizações na composição do preço.

O promotor recomendou, ainda, que seja dada a oportunidade de participação na contratação direta a todos os licitantes da referida Concorrência Pública. Para isso, a Prefeitura deve informar pessoalmente os interessados, com o prazo mínimo de 10 dias de antecedência, para apresentação da proposta comercial e dos procedimentos estabelecidos para contratação emergencial dos serviços de limpeza urbana de Palmas. Além disso, o Executivo deve tornar públicos os atos procedimentais nos veículos oficiais de divulgação e controle.

A recomendação também é direcionada ao secretário estadual de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio. A Promotoria orientou que o delegado de polícia civil da Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (DECOR), Aldo Pagliani Sxhwanck, seja designado para acompanhar a sessão de julgamento das propostas apresentadas para contratação emergencial dos serviços de coleta de lixo e limpeza urbana de Palmas, com o objetivo de averiguar a lisura na condução do processo.

A Prefeitura Municipal e Palmas tem dois dias, a partir do recebimento da Recomendação do MPTO, para informar à 28ª PJC a adoção de medidas para o seu cumprimento. E em até 10 dias, a Prefeitura deverá informar o teor dos procedimentos para contratação direta de empresa especializada em limpeza urbana, deflagrados em razão da decretação da situação de emergência. (Luiz Melchiades)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorImplantação de 10 leitos de UTI no HDT em Araguaína para atender pacientes de covid—19 estão adiantadas
Próximo artigoDiferença entre trabalho remoto e home office – esses modelos afetam a cultura da empresa?