Helder Barbalho - Governador do Pará

A Procuradoria-Geral da República está investigando a gestão do governador do Pará Helder Barbalho (MDB) e de mais oito governadores por suspeitas de irregularidades em contratos firmados durante a crise do novo coronavírus. As investigações mais avançadas seriam as dos estados do Rio de Janeiro e do Pará, segundo o jornal Folha de São Paulo.

Estariam sendo investigadas, além de Helder e Wilson Witzel (PSC-RJ), as gestões de João Doria (PSDB-SP), Wilson Miranda Lima (PSC-AM) e João Azevedo (PSB-PB), além de outros três mandatários que não tiveram os nomes revelados.

Na terça, 26, o STJ autorizou operação de busca e apreensão na residência oficial do governador Witzel e da primeira-dama do Rio, Helena Witzel.

O governador nega qualquer envolvimento em irregularidades e diz que sofre retaliações por ser oposição a Jair Bolsonaro. Ele chegou a afirmar que o filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro, já deveria estar preso.

A operação contra Witzel teve alto impacto no universo político. Ela coincidiu com alterações no comando da PF no Rio depois que o ex-ministro Sergio Moro afirmou que Bolsonaro queria interferir politicamente na corporação.

Governadores têm prerrogativa de foro e só podem ser investigados depois de autorização da corte. (Folha de São Paulo)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantins registra 4º caso de mormo esse ano, animal é sacrificado  
Próximo artigoGuaraí confirma segunda morte por coronavírus