Durante reunião por videoconferência realizada nesta terça-feira, 5, o governador do Estado, Mauro Carlesse, comunicou, aos integrantes do Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19, que o Poder Executivo Estadual publicará novas medidas visando intensificar o combate ao novo Coronavírus e evitar a continuidade do aumento de pessoas infectadas no Tocantins. Dentre as medidas apresentadas, estão a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o Estado e a instalação de barreiras sanitárias nas divisas do Estado.

O Decreto que traz a obrigatoriedade será assinado pelo Chefe do Poder Executivo e publicado do Diário Oficial (DOE) desta terça-feira, 5.

A decisão leva em consideração o aumento do número de casos da Covid-19 no Estado e a necessidade de uma medida mais efetiva, no sentido de fazer com que a população adote os hábitos necessários para diminuir a propagação do novo Coronavírus. Segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira, 5, o Tocantins contabiliza, ao todo, 303 casos confirmados de Covid-19 e sete óbitos.

Além desta normativa, outra medida comunicada pelo Governador é a recomendação aos municípios para que voltem a adotar a modalidade de Distanciamento Social Ampliado (DAS), aquele que não se limita a grupos específicos, exigindo que todos os setores da sociedade permaneçam em casa durante a vigência dos decretos dos gestores locais, restringindo ao máximo o contato entre as pessoas.

“Para tomar essas decisões, nós avaliamos a situação, debatemos, ouvimos cada órgão e observamos, principalmente, as opiniões dos especialistas e dos órgãos de Saúde para que possamos agir da melhor forma, mesmo em meio a este cenário que é de incertezas, pois se altera diariamente”, destacou o governador Mauro Carlesse.

Já o secretário de Estado da Saúde, doutor Edgar Tollini, aproveitou a oportunidade para ratificar que toda a equipe técnica está empenhada em conseguir formas de adquirir mais equipamentos e leitos para atendimento dos pacientes. “Enquanto a população faz sua parte, mantendo o distanciamento social, nós atuamos diuturnamente para fortalecer nossa estrutura de saúde. Com isto, conseguimos que Araguaína tenha à disposição mais dez leitos de UTI em unidade privada do município”, destacou.

Barreiras Sanitárias

Também na edição do DOE desta terça-feira, haverá publicação normatizando as atividades das barreiras de aconselhamento sanitário nas divisas do Estado. Esta atividade deve ocorrer de forma sinérgica e intersetorial entre a Secretaria de Estado da Saúde e as forças de segurança, com a colaboração da equipe fazendária e de fiscais e agentes da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec).

Presenças Virtuais

Participaram da videoconferência o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; o defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado (DPE), Fábio Monteiro; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estadual (MPE), Maria Cotinha Bezerra; e o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), o conselheiro Severiano Costandrade.

Também participaram o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Leandro da Silva; o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini; a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar; o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio; o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando; o secretário de Estado da Comunicação, Élcio Mendes; o superintendente da Infraero do Tocantins, Juliano de Castro; o comandante da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins da Marinha, Marcos Cezar Pires Gomes; o coronel Carlos Gabriel Brusch Nascimento, do 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) – Batalhão Tocantins; e o representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Célio.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorFigueirópolis deve publicar novo edital de concurso compatível com sua realidade, orienta MPE
Próximo artigoCarlesse solicita que ALETO autorize empréstimo de R$ 150 milhões para construção da ponte de Porto Nacional