Na presença e parceria de entidades representativas, instituições fiscalizadoras, forças de segurança e prefeituras, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA lançou oficialmente o projeto Praia Limpa, Praia Viva 2019, em sua oitava edição.

Executado desde 2012, a iniciativa da entidade empresarial araguainense surgiu com uma abordagem educativa e de conscientização junto às populações ribeirinhas, turistas e banhistas que frequentam as praias dos rios Tocantins e Araguaia, na região norte do Tocantins.

A diretora executiva da ACIARA, Juliane Carneiro, lembra que a educação é a principal ferramenta do projeto.

“O Praia Limpa vem crescendo ano após ano graças às parcerias e novas ações, a exemplo do ano passado, quando concentramos as ações de cuidados com o meio ambiente nas escolas. Para 2019, a proposta é que todos os municípios que participem do projeto realizem o Dia D junto aos alunos, com premiação para os melhores projetos”, disse.

As ações do Praia Limpa, Praia Viva acontecem em Araguaína (Praia do Garimpinho), Babaçulândia (Praia do Coco), Araguanã e Piçarra (PA) (Escapole).

O projeto conta a parceria ativa das prefeituras locais, Corpo de Bombeiros, Naturatins, Polícia Militar, Ibama, Batalhão Ambiental da PM, Sebrae e empresários.

Orientação e fiscalização

Uma das praias que mais se destaca no aspecto de educação ambiental é do Garimpinho.

“Todos os anos, Araguaína participa desse projeto, momento em que damos auxílio aos banhistas. Nossos técnicos visitam todos os acampamentos e orientam quanto à coleta e destinação dos resíduos, e vamos continuar com essas ações”, destaca Orialle Barbosa, superintendente de Meio Ambiente da Prefeitura de Araguaína.

O inspetor do Naturatins, Ivan Martins, pontuou que o órgão participa no projeto com ações preventivas e de fiscalização.

“O Naturatins é o órgão que executa a política ambiental no Estado e sempre participa dessa iniciativa, fiscalizando e licenciando as praias. Disponibilizamos uma cartilha para as prefeituras e acampados que desejam o licenciamento para esclarecer qualquer tipo de dúvida”, disse.

Gestão ambiental

O município de Araguanã também é um grande parceiro do Projeto Praia Limpa, Praia Viva desde o início.

“Estamos organizando ações de limpezas para a cidade e a praia. O projeto da ACIARA contribui muito com essa gestão ambiental desses locais”, pontuou Hernandes Brito, prefeito da cidade.

“O projeto é de educação ambiental para que as pessoas se tornem responsáveis por esses resíduos deixados na praia. É educar a população local e também os turistas, tudo para preservar o meio ambiente”, afirma Juliane.

Conforme a programação, ao final das temporadas de praias, um mutirão de limpeza é feito nas praias participantes. Em 2018, os voluntários recolheram cerca de três toneladas de lixo. Entre os resíduos, foram encontrados vasos sanitários, barris de ferro usados como fossas, geladeiras e materiais que fazem parte da estruturas dos bangalôs.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMulheres negras: Racismo, preconceito, violência e até feminicídio
Próximo artigoApós inaugurar 23 melhorias, presidente da Assecad fala da construção de um hotel com 40 apartamentos