Uma carga de 1.500 quilos de camarão sem registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) e fora das normas higiênico-sanitárias foi apreendida na barreira fixa da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em Aguiarnópolis, na tarde desta segunda-feira, 30. O dono da carga foi notificado e multado no valor de R$ 2 mil reais e os produtos foram inutilizados no aterro sanitário do município.

Segundo o chefe do escritório local da Adapec de Aguiarnópolis, Deusiano Bandeira Almeida, a carga saiu de Aracati – CE e seguia com destino para Porto Velho – RO. Na barreira, os fiscais conferiram a carga e perceberam que se tratava de camarões secos sem o SIF, que é obrigatório para o comércio e trânsito interestadual. “Além disso, os produtos estavam mal acondicionados e fora das normas higiênico-sanitárias, misturados com vestimentas e até uma motocicleta”, contou Deusiano.

Os fiscais que estiveram na apreensão, Edivanilson Machado, Magno Medeiros e Mauro Gonçalves, contaram que de acordo com a nota fiscal apresentada a carga foi avaliada em R$ 13.572 reais, e que encontraram os produtos dentro de sacos plásticos para lixo e em caixas de papelão, sem rotulagem de origem e qualquer especificação sobre o produto. Segundo apuraram, com o condutor os camarões seriam vendidos no comércio ambulante de Porto Velho – RO. A empresa também não possuía registro em nenhum dos órgãos oficiais de inspeção.

O supervisor técnico da área animal da regional da Adapec de Araguaína, Marques Barbosa de Oliveira, alertou sobre os riscos de consumir produtos nestas condições. “Alertamos a população para não adquirirem produtos sem inspeção oficial, pois há um grande risco de contrair uma intoxicação alimentar por meio de bactérias, toxinas e coliformes fecais, sendo que uma intoxicação por este último pode transmitir o botulismo e levar à morte”, disse Barbosa.

A destruição da carga foi realizada pelo escritório local da Adapec de Aguiarnópolis e contou com o apoio do destacamento da Polícia Militar daquele município.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAberta inscrição para seleção de professor de Engenharia Civil da UnirG
Próximo artigoInstituto Fecomércio oferece vaga de estágio em Palmas