A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) recebeu nesta quinta-feira (7) os prefeitos de Marabá (PA), João Salame Neto, e de Novo Repartimento (PA), Valmira Alves, para tratar do desenvolvimento agropecuário da região.

Kátia Abreu acertou com os prefeitos uma visita à região, que tem milhares de produtores familiares de cacau e leite. Os municípios vizinhos também têm pecuária forte e apresentam potencial para entrar no programa voltado para a ascensão da classe média rural, que está em elaboração no Mapa.

A ministra pretende se reunir com os 38 prefeitos da região para uma reunião técnica e, em seguida, conhecer os produtores locais. A visita deverá ser marcada ainda para o primeiro semestre deste ano. Deverão participar também a Embrapa e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

“Vamos fazer uma reunião produtiva com prefeitos, secretários de Agricultura e sindicatos rurais para colocar na ponta do lápis o que o Mapa pode fazer para ajudar a impulsionar o setor. Elevar a renda e aumentar a produtividade dos pequenos agricultores é uma prioridade da nossa gestão”, afirmou Kátia Abreu durante a reunião.

Para apoiar os produtores de baixa renda, o Ministério da Agricultura pretende oferecer assistência técnica, crédito e apoio à comercialização. Ainda é necessário, de acordo com a ministra, minimizar as distorções de mercado, já que os pequenos pagam caro pelos seus insumos e vendem barato seus produtos.

“Diferentemente das cidades, que contam com 50% de sua população na classe média, o campo tem apenas 16% de produtores nesta faixa de renda. Os 6% agropecuaristas mais ricos são responsáveis por 70% de toda a produção nacional enquanto os 78% das faixas D e E produzem apenas 9%. Essa distorção é inaceitável”, disse Kátia Abreu.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia Civil conclui inquérito de quadrilha acusada por tráfico de drogas em Colinas
Próximo artigoNúmero de analfabetos maiores de 15 anos cai no Tocantins, segundo MEC