Evento contou com a presença de várias autoridades
Evento contou com  a presença de várias autoridades
Evento contou com a presença de várias autoridades

O governador Sandoval Cardoso abriu oficialmente a 14ª edição da maior feira voltada para o setor agrário da região da Amazônia Legal. A Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária 2014 – traz como tema a agricultura familiar, com ações voltadas para o setor responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. A expectativa para este ano é ampliar a visitação e a movimentação financeira durante os cinco dias do evento, que termina no próximo dia 10. Após abrir simbolicamente a porteira que dá acesso aos pavilhões e stands da feira, o governador reforçou o papel da Agrotins como evento fomentador de tecnologia para o agronegócio tocantinense.

Na ocasião, Cardoso destacou que a temática do evento compreende uma realidade experimentada pelo setor rural no Brasil, com o aumento da população e a consequente redução nas propriedades rurais. “A Agrotins desenvolve um dos setores primordiais do nosso Estado, contribuindo para que se torne grande. Sobre o tema, nós caminhamos para isto, à medida que a população vai aumentando e as propriedades vão reduzindo. Nós precisamos investir para o desenvolvimento tecnológico desta parcela tão importante para a produção de alimentos no nosso país”, completou.

Sandoval, que veio do setor agrário, comentou sobre a importância de um evento do porte da Agrotins para o desenvolvimento do agronegócio e geração de renda entre os pequenos produtores rurais. De forma efetiva, o governador destacou um projeto a ser desenvolvido em assentamentos, para mudar a realidade das pessoas que ali produzem. O programa junto a assentamentos visa, conforme o governador, levar assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) para que os produtores possam montar um restaurante e um mercado na sua localidade, atraindo consumidores e gerando renda. “É um projeto que visa levar informações e assistência técnica para que os assentados e os pequenos produtores possam mudar sua realidade”, frisou.

A Agrotins é uma realização do governo do Estado, organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e chega, neste ano, em sua 14ª edição, com perspectivas de ser a maior já realizada. Conforme a Seagro, para este ano, a expectativa é superar os R$ 515 milhões movimentados na edição do ano passado da feira. “É desta forma, trabalhando junto, Secretaria da Agricultura e Pecuária e governo do Estado, que vamos conseguir levar o desenvolvimento necessário para todos os produtores rurais do Tocantins”, disse.

Agrotins

Para a 14ª edição da Agrotins, foram preparadas diversas novidades para expositores e visitantes da feira. Dentre elas, a ampliação em 15 mil m² da área de exposição, o que corresponde a um aumento de cerca de 50% em relação ao ano anterior, além da pavimentação dos 11 km da estrada que dá acesso à feira e a ampliação do estacionamento em aproximadamente 10 mil m², graças a uma parceria com a Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Presenças

Estiveram presentes na abertura da Agrotins 2014, além do governador Sandoval Cardoso, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o ex-vice-governador João Oliveira, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente, os deputados estaduais Osires Damaso – presidente da Assembleia Legislativa -, Luana Ribeiro, Solange Duailibe, Wanderlei Barbosa, Carlão da Saneatins e Stalin Bucar. Além disso, também compareceram os superintendentes da Caixa Econômica Federal, Maria Luiza do Couto Aguiar, do Banco do Brasil, Edvaldo Souza, do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, além de prefeitos da região e secretariado estadual.

(atn)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAraguatins receberá 12 milhões para obras de saneamento e abastecimento de água
Próximo artigoSenadora Kátia Abreu se reuniu com presidente Dilma nesta terça