Urna/ Foto: MPTO

Para estar apto a votar no dia 6 de outubro, o eleitor tocantinense tem até dia 8 de maio para regularizar sua situação ou mesmo emitir a 1ª via do título de eleitor (alistamento). Após esta data, não será possível realizar qualquer atividade no cadastro do eleitor, conforme Resolução nº 23.737/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que regulamenta os procedimentos sobre o cronograma operacional do cadastro eleitoral para as Eleições 2024.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Valdenir Borges Júnior, reforçou sobre a segurança do sistema de votação. “Importante: 150 dias antes da eleição não se pode mais mudar o cadastro eleitoral. Essas regulamentações, inclusive o calendário eleitoral, fortalecem a segurança do processo eleitoral. São construídas antecipadamente com uma participação pública, inclusive de outras instituições públicas, o que fortalece a segurança dos pleitos”, ressaltou o secretário.

Vale frisar que fica suspenso, a partir de 9 de maio até 5 de novembro, o recebimento de solicitações de alistamento, transferência e revisão eleitoral em todas as unidades da Justiça Eleitoral e autoatendimento eleitoral na internet.

Preocupados com os prazos, o TRE-TO determinou que a partir do dia 22 de abril os cartórios eleitorais do Tocantins estarão com horário estendido: das 8h às 18h, e plantões nos finais de semana para atender eleitores que necessitarem.

Para que o eleitor esteja apto a votar nas eleições, dentro do prazo estimado (8 de maio), o TRE-TO tem reforçado as atividades de atendimento ao eleitor para levar os serviços, emitir títulos e regularizar o maior número de cidadãos. Com esse propósito, são desenvolvidas ações e campanhas, além de ampliar a presença nas mídias de todo o estado.

Atendimentos itinerantes e programas que fomentam a participação do eleitor nas eleições, assim como as ações dos programas “Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro” e “+ Mulher + Democracia”, estão acontecendo em diversos pontos estratégicos dos municípios tocantinenses.

Em Palmas, foi criado um ponto de reforço provisório para atender os eleitores residentes da região sul, localizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Karajá I, no bairro Aureny III. Lá, os atendimentos vão até o próximo dia 26.

De forma online, pela Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave), no telefone ou WhatsApp 0800 6486 800, estão disponíveis os serviços eleitorais realizados nas zonas eleitorais, mas que no canal podem ser executados sem sair de casa. São eles transferência, revisão/atualização de dados ou regularização de pendências.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do Tocantins divulga calendário dos Jogos dos Servidores e abre inscrições para quatro regionais
Próximo artigoPrograma de Eficiência de Carcaça (PEC) está com as inscrições abertas