Todos os anos, milhares de gestores municipais se reúnem na capital federal para marcar presença e apresentar sua pauta prioritária aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi cancelada em 2020 e 2021 em razão da pandemia da Covid-19. Agora, em 2022, o evento ocorre de 25 a 28 de abril e promete ter recorde de participantes.

Até 22 de abril, mais de seis mil municipalistas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais gestores locais já haviam feito inscrição on-line. O maior evento municipalista da América Latina é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com apoio das entidades estaduais e microrregionais municipalistas. As atividades centrais ocorrerão no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília.

Com o tema Município: o caminho para um Brasil melhor, a XXIII Marcha dos Municípios já tem confirmada a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de comitiva ministerial na cerimônia de abertura, a partir das 9h de 26 de abril, bem como autoridades do Legislativo e do Judiciário. Também deverá receber seis pré-candidatos à presidência da República, ao longo de sua programação, no palco principal. Já está confirmada a seguinte ordem de participação:

  1. Luiz Inácio Lula da Silva (a confirmar) – 26/04, das 14h às 14h40
  2. André Janones – 26/04, das 15h às 16h40
  3. Simone Tebet – 27/04, das 14h às 14h40
  4. Jair Bolsonaro (a confirmar) – 27/04, das 14h às 14h40
  5. João Dória – 27/04, das 15h às 15h40 horas
  6. Ciro Gomes – 27/04, das 16h às 16h40

Credenciamento
O credenciamento de imprensa será realizado presencialmente a partir de 11 horas de 25 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Deve-se levar carteira de identidade e documento que comprove a atuação como profissional de imprensa em veículo (empresa) de comunicação, como crachá, por exemplo, ficando a critério da CNM a homologação do credenciamento.

Destaca-se apenas que, no dia 26 (abertura), o credenciamento para a solenidade de abertura ficará a cargo do Palácio do Planalto, tendo em vista a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Protocolos Covid-19

Seguindo normativas publicadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e pelo governo federal em relação ao enfrentamento da Covid-19, a CNM atualizou os protocolos sanitários adotados no evento. Serão disponibilizados álcool em gel 70% e máscaras N95 no kit de todos os participantes, no entanto, cumprindo o estabelecido pelo Decreto 43.072, de 10 de março de 2022, a CNM ressalta que o uso do equipamento pessoal não poderá ser exigido. A Confederação prezará pela conscientização dos participantes como motivação para o uso.

A máscara seguirá obrigatória para todos os colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço da Marcha. A Confederação vai garantir no local do evento ampla divulgação sobre as medidas obrigatórias de proteção e os perigos inerentes do contágio pela Covid-19, seguindo o estabelecido no Decreto 43.054, de 3 de março de 2022. Haverá aferição de temperatura na entrada do evento.

Quanto ao passaporte da vacina, o Governo do Distrito Federal não estabeleceu medidas para exigir o documento em eventos corporativos, limitando-o a shows, festivais e eventos esportivos. Apesar disso, a CNM vai continuar solicitando a apresentação do documento, para fins de controle, mas não proibirá a participação dos que não apresentarem o documento.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantins inicia campanha de vacinação contra febre aftosa dia 1º de maio com novas estratégias
Próximo artigoPresidente da ATM prestigia abertura da XXIII Marcha e presencia discursos de comprometimento de autoridades com os Municípios