A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) deflagrou na última quinta-feira, 21, em Ananás, a operação Tapuio, a qual resultou na apreensão de vários quilos de maconha, na prisão de dois homens por tráfico de drogas, na destruição de uma plantação e no fechamento de uma fábrica, especializada em preparar o entorpecente.

A operação Tapuio é um desdobramento da operação Nêmesis e teve por objetivo localizar uma plantação de maconha, bem como uma fábrica que processava o entorpecente na zona rural de Ananás.

Comandada pelo delegado-chefe da 18ª Delegacia, Carlos Eduardo Estela e contando com apoio da 19ª DP, de Nazaré, além de policiais militares e penais, a ação foi deflagrada depois que as investigações, da PC-TO apontaram para a existência de uma associação criminosa que estaria cultivando maconha e também efetuando o processo industrial a fim de tornar a planta apta para o consumo, em Ananás.

“Por meio de um minucioso trabalho investigativo, identificamos os locais, com a ajuda de um drone, e, na tarde de ontem, inicialmente até a plantação, onde localizamos dezenas de pés de maconha, que inclusive já estavam em processo de colheita”, disse o delegado.

Após arrancar os pés da droga, os policiais se deslocaram até um galpão, nas proximidades, onde o entorpecente era processado. No local, foram apreendidos, vários tijolos da droga, já prensada e pronta pra a comercialização, além de dezenas e munições de calibres diversos, sendo algumas intactas e uma grande quantidade já deflagrada, além de mais pés de maconha, já secos, prensas, utilizadas no preparo das drogas, além de balanças de precisão.

No galpão, os policiais encontraram dois homens, que foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Em meio às buscas, os agentes também encontraram um adolescente de 17 anos, que também foi conduzido até sede da 18ª DP, onde foi ouvido e autuado por ato infracional análogo ao tráfico de drogas.

Todo o entorpecente apreendido, bem como os demais objetos foram levados para a delegacia, juntamente com os dois homens. Na unidade policial, os indivíduos foram submetidos às providências legais e, em seguida, encaminhados à Cadeia Pública de Tocantinópolis, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

Para o delegado Carlos Eduardo, a operação foi de extrema importância, uma vez que foi possível desarticular um grupo criminoso que agia desde o plantio até a comercialização das drogas.

“A ação da Polícia Civil colocou um ponto final na empreitada criminosa, uma vez que os suspeitos estavam produzindo drogas a todo o vapor para abastecer Ananás e região, o que trazia insegurança para os moradores locais e também de cidades vizinhas, uma vez que a drogas é porta de entrada para a prática de outros crimes, como furtos, roubos e até homicídios”, disse a autoridade policial.

A operação foi batizada com o nome de Tapuio, em referência a localidade, que leva esse nome, e que ficam em uma região de difícil acesso, na zona rural, a cerca de 20km de Ananás.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMega-Sena sorteia R$ 8,5 milhões neste sábado, 23
Próximo artigoUma mulher é presa e um menor apreendido por tráfico de drogas em Augustinópolis