Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Imposto de transmissão de herança poderá ser parcelado em até 24 vezes no Tocantins
    TOCANTINS

    Imposto de transmissão de herança poderá ser parcelado em até 24 vezes no Tocantins

    Por Norte do Tocantins21 de abril de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    Aprovado nesta quarta-feira-20, o Projeto de Lei de autoria do deputado Issam Saado (Republicanos) que altera a Lei nº 1.287, de 28 de dezembro de 2001, que dispõe sobre o Código Tributário do Estado do Tocantins.

    Com a alteração, o débito fiscal de Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) poderá ser recolhido em até 24 parcelas mensais e sucessivas, conforme dispuser o regulamento.

    De acordo com o parlamentar, hoje, para que haja a homologação judicial da transmissão da herança ou a assinatura da escritura pública do espólio judicial e extra judicial é necessário quitar, integralmente, o ITCMD.

    “Entendemos que esse é principal motivo para que os processos se arrastem por anos, na justiça, e pelo inadimplemento junto Fisco estadual considerando que o referido imposto tem a maior carga tributária. Ressaltamos ainda que a matéria não normatiza sobre o prazo de homologação, ou seja, a homologação só se dará mediante a quitação do parcelamento” observou o deputado Issam Saado, esclarecendo que sem a quitação o herdeiro não consegue a transferência de propriedade.

    A matéria segue para a sanção do governo estadual

    Contexto

    Com a tragédia provocada pela pandemia do Covid-19, a doação de bens e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis (ITCMD), intensificou a pauta dos órgãos judiciais em virtude dos apelos por doações e devido ao número de mortes ocorridas.

    A realidade mundial também levou os fiscos estaduais a darem mais atenção à tributação das doações e das heranças e, consequentemente, à necessidade de atualizar suas legislações para adequá-las à nova demanda, já que muitas leis estaduais ainda não passaram por uma atualização.

    #NortedoTocantins Norte
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorEm partida emocionante pela Copa do Brasil, governador Wanderlei Barbosa celebra o futebol tocantinense
    Próximo artigo Homem que fingiu passar mal para não pagar conta em GO é preso pelo mesmo crime em Palmas após consumir R$ 5,2 mil no Dona Maria Beach e não pagar
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa destaca potencial energético do Tocantins em painel realizado em Lisboa

    2 de junho de 2026

    CNJ revoga liminar e autoriza a retomada do concurso para juiz substituto do TJTO

    2 de junho de 2026

    TCE fiscaliza hospitais municipais de Silvanópolis e Brejinho de Nazaré em novas ações do TCE de Olho

    1 de junho de 2026

    Tocantins lidera ranking de Educação no Norte e registra 3º maior crescimento do país nos últimos três anos

    1 de junho de 2026

    Tocantins conquista Prêmio Nacional pela 3ª vez consecutiva e reforça destaque em transparência fiscal

    1 de junho de 2026

    Últimas Notícias

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.