O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesse domingo,10, em Guaraí, um Protocolo de Propósito de Fomento para promover o desenvolvimento da atividade de produção de calcário no município. O ato foi realizado durante as comemorações dos 52 anos de emancipação política de Guaraí.

Pelo documento, que envolve a Agência de Mineração do Tocantins (TO Minérios) e a Prefeitura local, o Governo do Tocantins quer promover a exploração de calcário na área denominada Fazenda Santa Júlia, que pertence à TO Minérios.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou que a exploração mineral na região vai permitir o desenvolvimento social, econômico e a geração de emprego e renda no município e em toda a região. “O nosso Estado tem uma economia alicerçada no agronegócio e uma demanda muito grande pela calcário para correção do solo. Com a implementação da produção em Guaraí vamos aumentar a produção, baratear o seu custo para os nossos produtores e, certamente, promover empregos e renda para o nosso povo”, ressaltou.

O Governador também reiterou o compromisso de implantar uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade e liberar os recursos para melhoria de ruas e avenidas, por meio da destinação de R$ 2 milhões oriundos do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Empregos.

O Chefe do Executivo parabenizou os guaraienses e destacou que em breve serão iniciadas as obras do Parque Industrial de Guaraí, que vai demandar recursos na ordem de R$ 8 milhões, recursos do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics).

O governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, e outras autoridades, assistiu apresentações culturais dos alunos do Colégio Militar de Guaraí. “Obrigado Governador por prestigiar a nossa festa. O senhor é um parceiro da nossa cidade”, destacou a prefeita Fátima Coelho.

Guaraí

O município de Guaraí conta com 26 mil habitantes e tem na produção de grãos e de bovinos os principais pilares da economia. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec/TO), o município  conta com um rebanho bovino de mais de 138 mil cabeças. A cidade também conta com mais de 15 empresas de médio e grande porte, além de multinacionais que atuam no ramo do agronegócio, com vendas de máquinas, equipamentos e insumos. O município é considerado o maior produtor individual de melancia por gotejamento do Brasil, além da força gerada pelos hortifrutis dos pequenos produtores rurais da agricultura familiar.

A cidade também se destaca pela logística e conta com um terminal da Ferrovia Norte-Sul. Recentemente a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A anunciou a empresa vencedora da concessão para implementação do terminal e a expectativa é que no próximo mês de abril seja dada a Ordem de Serviço das obras do Porto Seco, a fim de operar com embarque e desembarque no novo pátio em território guaraiense.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMulher quase perde prêmio de loteria após jogar bilhete no lixo
Próximo artigoLagoa da Confusão reforça acesso ao crédito para pequenos negócios com inauguração de agência Sicoob