Foto: Secom Palmas

Entregadores de delivery (moto ou bicicleta, incluindo mototaxistas que estão trabalhando somente com entregas durante a pandemia) e motoristas de passageiros (ônibus, aplicativos de corridas e taxistas) podem fazer o teste para detecção da Covid-19 também no feriado desta quarta-feira, 21. A ação, promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), acontece no estacionamento do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, das 19 às 22 horas, e segue até quinta-feira, 22.

Na terça-feira, 20, primeiro dia de testagem, foram examinadas aproximadamente 300 pessoas. O objetivo da Semus é fazer uma busca ativa dos casos de Covid-19 na Capital, com rastreamento precoce. Os interessados podem procurar o local da ação, com documentos pessoais (RG e CPF).

O resultado sai em torno de 20 minutos. Segundo a Assistência Farmacêutica da Semus, o teste de rastreio indica ou IGM positivo, que confirma a presença ativa do vírus, ou IGG positivo, indicador de memória imunológica sobre contato anterior ao vírus.

Com o resultado em mãos, os casos ativos identificados são notificados e orientados a procurar, imediatamente, os serviços de referência para avaliação médica e início do isolamento domiciliar.

Para a gerente de marketing da empresa Tonolucro, Juliana Saraiva, a iniciativa do Município é muito importante, porque os motoboys estão na ativa desde o início e estão no grupo de serviços essenciais. “Os testes são necessários para a busca ativa e evitar mais contaminação. Então, incentivamos a iniciativa.” A empresa espera que cerca de 300 entregadores participem da testagem.

O coordenador da Assistência Farmacêutica Municipal, Ricardo Nunes, destaca que a expectativa é examinar em torno de mil pessoas, em três dias de testagem. “Essa é uma ação de rastreio para buscarmos pacientes assintomáticas ou que estejam no estágio inicial da doença, que já podem fazer o tratamento precoce, o que diminui as chances de o vírus progredir”, pontua.

Testagem de rastreio em motoboys motoristas /Foto: Lia Mara

Atendimento

A Semus informa que, após sentir os sintomas, o paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) que seja sentinela para a Covid-19, onde receberá acolhimento e será atendido por um profissional de saúde (enfermeiro ou médico).

Se já estiver a partir do 8° dia de sintoma, o exame poderá ser realizado na USF no momento da consulta. Com o resultado entregue após 15 minutos de coleta do material. Em outros casos, o agendamento do paciente é realizado de acordo com a data de início de sintomas declarados pela pessoa.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCovid-19: Cristalândia mantém bares e comércios abertos seguindo normas; som automotivo está proibido
Próximo artigoPromoção PM: Policiais militares agradecem união de Carlesse, Wanderlei Barbosa, Comando Geral e Chefe do Estado Maior