Um novo modelo da Carteira de Identidade (RG), que já está sendo emitido pelo Instituto de Identificação do Tocantins e seus núcleos regionais foi apresentado pelo Governo do Tocantins na manhã desta terça-feira (6).  A nova carteira de identidade contém novos mecanismos para atestar a autenticidade do documento e nela, o cidadão poderá incluir informações como, tipo sanguíneo, nome social, número do título de eleitor, da carteira nacional de habilitação; da carteira de trabalho; do cartão nacional de saúde; do certificado de serviço militar e informar se é pessoa com deficiência (PcD).

“É importante ressaltar que a primeira via é emitida de forma gratuita”, destacou o secretário da SSP Cristiano Sampaio.

Para emissão do documento, a SSP conta com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), que doou 20 kits para atender 20 postos, para registro das digitais para emissão da carteira de identidade. “Já fizemos a cessão das máquinas e agora, a Secretaria de Segurança Pública fará a distribuição em seus postos de identificação. Essa descentralização é uma ação importante porque leva cidadania à população”, ressaltou o presidente do Detran/TO, Cláudio Alex.

O novo modelo segue o padrão nacional, estabelecido pelo Decreto Federal nº 9.278/18, que estipulou o cumprimento a partir de 1º de março de 2021, tendo prorrogado o prazo para 1º de março de 2022 (Decreto Federal nº 10.636/21).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador anuncia implantação de núcleos de atendimento da polícia civil e de identificação nos municípios
Próximo artigoTragédia: Ex-prefeito de Teresina cai do 14º andar do TCU e morre