O acesso aos serviços de registro de Boletim de Ocorrência e emissão de Carteira de identidade serão facilitados no Estado do Tocantins, foi que anunciou o governador Mauro Carlesse na manhã desta terça-feira, 6, em live.

Durante a transmissão foi realizado a divulgação do edital de chamamento público, direcionado aos municípios tocantinenses, para implantação de Núcleos de Atendimento da Polícia Civil e/ou de Núcleos de Identificação Civil. Durante o evento virtual, foi apresentado o novo modelo da Carteira de Identidade, que segue o padrão nacional e tem novos mecanismos para atestar autenticidade.

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse destacou que o objetivo de sua gestão é melhorar a vida do cidadão. “Desde o início, me comprometi a cuidar do povo tocantinense e facilitar o acesso do cidadão a um documento básico e de extrema importância como a carteira de identidade, faz parte disso. Contamos com a parceria de todas as prefeituras para a implantação dos núcleos, de forma que, o cidadão não precise deslocar grandes distâncias para ter o seu documento, agora bem mais completo, com informações essenciais”, afirmou.

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou que o Governo do Estado tem atuado em várias frentes para melhorar a realidade dos municípios. “O Governo tem atuado para levar infraestrutura e serviços ao cidadão dentro da cidade, desburocratizando os processos para facilitar a vida das pessoas, que agora não vão precisar se deslocar para outra cidade e conquistar um documento, que é um direito básico de todos”, ressaltou.

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges, afirmou que a ATM será parceira na conscientização dos gestores para adesão ao edital. “É um projeto sensacional que vem ao encontro das necessidades dos municípios. Tenho certeza da aceitação das prefeituras e vamos conscientizar os prefeitos, para fazer essa adesão o quanto antes e levar esse benefício ao cidadão”, informou.

O edital que disciplina todo o processo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e os municípios, por meio de suas respectivas prefeituras, será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição desta terça-feira.

Facilitando o acesso

O titular da SSP, Cristiano Sampaio, explicou que a idealização do edital partiu da necessidade verificada nos municípios, pelo Governo do Tocantins, de facilitar o acesso da população ao documento de identidade e também, do registro de ocorrências e ao mesmo tempo, fazer uma regra comum para os municípios que manifestem interesse em ter em seus territórios os núcleos de atendimento da Polícia Civil e da Identificação.

“Quando assumimos em 2019, tínhamos 20 postos de atendimento em todo o Estado, hoje são 35, mas ainda é pouco. Com esse edital, a gente pretende alcançar os 139 municípios, para que todo cidadão possa ter o acesso facilitado a sua carteira de identidade. Além disso, a adesão a esse edital vai propiciar que todos os municípios tenham um posto de registro de ocorrência, pois embora o serviço já seja disponibilizado pela internet, sabemos que nem todos têm acesso ou facilidade com essa tecnologia”, explicou.

O secretário Cristiano Sampaio recordou que, em 2020, a SSP celebrou acordos de cooperação com as prefeituras de Santa Rosa do Tocantins, Caseara, São Félix do Tocantins e Formoso do Araguaia. “Os benefícios são amplos e mútuos. Ganha o Estado, os municípios, e principalmente, o cidadão, que tem sua necessidade atendida com maior rapidez e economia, pois não terá que se deslocar do seu município”, observou.

Os municípios interessados em implantar Núcleos de Atendimento da Polícia Civil e/ou Núcleos de Identificação Civil, devem formalizar a adesão por meio de ofício dirigido ao Secretário de Estado de Segurança Pública.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVinte mortes por Covid-19 nesta terça-feira no Tocantins
Próximo artigoPolícia Civil do Tocantins passa a incluir o tipo sanguíneo nas carteiras de identidade