Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína dará mais um passo no retorno escalonado da Rede Municipal de Ensino. Nesta segunda-feira, 19, será realizada a volta das atividades semipresenciais para as três primeiras séries do Ensino Fundamental da zona urbana. O plano foi definido após um estudo referente ao nível de contaminação por covid-19 entre estudantes e funcionários da Educação, que apontou um índice de 0,5% entre os alunos durante o período de aulas presenciais.

O modelo é o mesmo adotado de novembro de 2020 até março de 2021, com turmas divididas entre dois grupos que revezam semanalmente entre o ensino presencial e as atividades realizadas em casa. As aulas já retornaram nas escolas e creches da zona rural, na última segunda-feira, 12, e nos 4º e 5º anos da zona urbana, nessa quarta-feira, 14.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Elizangela Moura, a ação segue recomendações dos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público Estadual. “Não estamos retornando a rede de uma só vez. Devemos concluir esse retorno, com as creches, até a primeira quinzena de maio, usando uma forma escalonada, dialogada e planejada”, afirmou.

Meta atingida

Com o retorno das aulas, os pais que ainda não haviam matriculado os filhos compareceram às unidades de ensino e a meta do 1º ao 5º ano foi cumprida. “O objetivo agora é buscar as matrículas para as creches. Como não há atendimento presencial e a matrícula não é obrigatória para menores de 4 anos, alguns pais não se preocuparam porque estão deixando os filhos com conhecidos para irem ao trabalho”, explicou o superintendente da Educação, Railon Borges.

Medidas de segurança

As escolas estão seguindo protocolos de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde), dos ministérios da Saúde e Educação e da Secretaria Municipal da Educação. “As nossas regras são até mais rígidas que as do Governo Federal, que autoriza as carteiras com 1 metro de distância entre elas. Nós fazemos com mínimo de 1,5 metro entre os alunos”, descreveu o superintendente.

O distanciamento também é necessário no pátio e em atividades de educação física. A alimentação é oferecida aos alunos em suas carteiras, por servidores com luvas, avental, máscara e protetor facial, para evitar contato nas filas e no refeitório. Além disso, os pais devem enviar garrafinhas ou copo para uso individual dos alunos. (Marcelo Martin)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSemirreboques adulterados são recuperados no Sul do Tocantins, motoristas alegam desconhecer fraudes
Próximo artigoAuditor Fiscal da Receita Federal é suspeito de montar esquema que gerou R$ 1.2 milhão em propina no Pará