Hospital Regional de Xambioá também foi contemplada com os treinamentos

A equipe do Hospital Geral de Palmas (HGP), que faz parte do Time de Resposta Rápida, realizou no último final de semana treinamento de manejo ao paciente portador de COVID-19 para profissionais da região Norte. No sábado, 18, houve qualificação de profissionais de Saúde do Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Hospital Regional de Xambioá e Hospital Municipal de Araguaína, totalizando a participação de 55 profissionais.

A capacitação organizada pela Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), objetivou a integração de práticas assistenciais e qualificação dos profissionais que laboram suas atividades nas Unidades Próprias.

A oportunidade também teve como premissa a discussão de segurança e qualidade no cuidado ao paciente acometido por Covid-19 e fluxo assistencial no Componente Hospitalar. “É uma forma de uniformizar os conhecimentos e as práticas na assistência dos pacientes, dentro da rede pública de Saúde do Estado, para que haja uma agilidade e precisão nas ações, quando forem necessárias”, enfatizou a titular da SUHP, Elaine Sanches.

No domingo, 19, o treinamento foi realizado no município de Guaraí com participação de profissionais do Hospital Regional de Pedro Afonso, Hospital de Arapoema e Hospital de Guaraí. “Demos início ao curso de combate à Covid-19 no Estado do Tocantins, de suporte avançado, com objetivo de treinar e capacitar todos os 18 hospitais da rede”, ressaltou o médico Wallace André Pedro da Silva, do Time de Resposta Rápida.

“Iniciamos o curso com treinamento sobre combate à doença, gestão do pronto socorro e da unidade covitária nos hospitais indicados pela Secretaria”, explicou, se referindo ao HRA, hospital referência para condução de pacientes com quadros moderados e graves na região norte e ao HGP na região Centro-Sul do Estado.

Para o diretor geral do HRA, Vânio Rodrigues o encontro foi muito proveitoso, aprimorando técnicas no manejo de pacientes com Covid-19. “De forma didática, teórico e prática, foram repassadas atualizações que culminaram em uma segurança para os profissionais da linha de frente e, por consequência, uma assistência adequada aos nossos usuários frente a este cenário “, comentou.

A equipe do HGP, que esteve na região norte foi composta pelo coordenador do serviço de fisioterapia do covitário da unidade, Wllisses Reis, o médico Wallace André Pedro da Silva e o diretor de Integração Multiprofissional Hospitalar, Valdemar Pires de Oliveira. Os profissionais compõem o que o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, chama de Time de Resposta Rápida. “Esse time de profissionais do HGP, no enfrentamento da Covid-19, disponibilizou profissionais especializados em treinamentos para serem multiplicadores dos conhecimentos aos profissionais de Saúde nos hospitais do interior do Tocantins”, destacou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputado vídeogame não se informa sobre situação do TO e leva puxão de orelha do governo
Próximo artigoEquipe de enfrentamento do Covid-19 da Prefeitura de Tocantínia e parceiros levam orientação de prevenção às aldeias indígenas