A prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria o com Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins, Polo Base e Funai, retomaram nesta segunda-feira (20), as ações  de orientação de prevenção contra a propagação do coronavírus nas comunidades indígenas Xerente, que iniciou na última quinta-feira (16).

No município,  existem 90 aldeias nas terras indígenas Xerente e Funil, e a equipe já visitou 25. Segundo a agente sanitária da Secretaria de Saúde do município, Maurineide Ferreira Brito, membro da equipe do enfrentamento Covid-19, a meta é chegar em todas as aldeias e passar todas as informações às lideranças indígenas para serem multiplicadores nas suas comunidades.

O prefeito  de Tocantínia, Manoel Silvino (SD), ressaltou que está tomando todas as medidas para evitar que o Covid-19 se prolifere pelo município. Uma dessas medidas foi a criação do Comitê de Enfrentamento ao novo coronavírus. De acordo com Silvino, o plano de contingenciamento, que está  sendo colocado em prático em conjunto com entidades indígenas está intensificando ainda mais as orientações com a presença dos profissionais de saúde nas comunidades indígenas.

O cacique Paulo Cesar Wawẽkrure Xerente,  da aldeia Cachoeira, ressaltou que as orientações são muito importantes e necessárias, pois nem todos os membros da comunidade têm acesso aos meios de comunicação.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno capacita equipes de hospitais no Norte do Tocantins sobre Covid-19
Próximo artigoTraficante de 21 anos é preso em Augustinópolis