Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Parceria Prefeitura e Exército Brasileiro intensifica combate ao Aedes em Araguaína
    NORTE

    Parceria Prefeitura e Exército Brasileiro intensifica combate ao Aedes em Araguaína

    By Norte do Tocantins12 de abril de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, com o reforço de militares do Exército Brasileiro, intensificará o combate do mosquito Aedes aegypti em Araguaína. Agentes de combate às endemias, que somente em 2015, já eliminaram 42.375 focos positivos do mosquito no Munícipio, continuam a campo, agora com a força-tarefa de aproximadamente 140 militares dos batalhões Infantaria 50-Biz de Imperatriz (MA) e 23ª Brigada de Infantaria de Selva, de Marabá (PA).

    A ação acontecerá em áreas prioritárias do Município entre os dias 14 e 15 de abril. O Aedes é transmissor de doenças como febre amarela, dengue, febre chikungunya e vírus Zika.

    A concentração de agentes e militares será na próxima quinta-feira,14, no Ginásio do Bairro São João, a partir das 8 horas. Em seguida as equipes devem percorrer os quarteirões mais críticos do Município.

    “Vamos visitar os setores onde foram registrados mais números de casos e as residências onde tivemos recusa de moradores, impedindo que agentes realizassem a fiscalização”, explicou o superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Eduardo de Freitas.

    Tendas também serão montadas na Praça das Bandeiras. Agentes e militares devem distribuir panfletos no local, com dicas e cuidados para a população não contrair doenças. Além disso, militares devem realizar uma exposição.

    Educação em Saúde
    Além da ação de limpeza retirando utensílios que podem acumular água, para evitar focos, os militares juntamente com as equipes de educação em saúde do Município irão realizar palestras em escolas da rede municipal e estadual, com apresentação de temas sobre doenças de forma dinâmica.

    “Esse é um dos principais objetivos da parceria com o Exército: conscientizar a população da importância de manter quintais limpos para ficarmos livre do mosquito”, disse o secretário municipal da Saúde, Jean Coutinho.

    Dados sobre focos
    Com dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em 2015, 72% dos focos de infestação do Aedes Aegypti foram encontrados em residências. Já no início de 2016, esse percentual subiu para 80%. Com o trabalho intenso de combate e com a força-tarefa de militares, o Município visa reduzir esse número.

    “Precisamos da colaboração da população, que precisa ficar atenta aos cuidados com os quintais”, pontuou o secretário.

    Os terrenos baldios correspondem a 17% dos focos; e o comércio tem 7%; os pontos estratégicos, que são borracharias, cemitério, rodoviárias, têm 2% dos focos de infestação; e outros imóveis, como praças, escolas e igrejas, também têm 2%.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleDimas explica sobre obras de construção e reforma de escolas na zona rural
    Next Article Em Araguaína casa pega fogo, vizinhos conseguem retirar móveis e eletrodomésticos
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Mais um apoio de peso, Ricardo Ayres confirma apoio a Gaguim na disputa pelo Senado

    10 de agosto de 2026

    Dois jovens morrem em capotamento na TO-222, em Araguaína; gestante fica ferida

    10 de agosto de 2026

    Gaguim avança na disputa pelo Senado e recebe apoio estratégico do prefeito Celso Morais em Paraíso

    9 de agosto de 2026

    Após pesquisa indicar liderança ao Senado, Gaguim continua recebendo apoios e ganha adesão de lideranças de Paranã

    3 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Araguaína: Jorge Frederico, presidente UVET Flávio Cabanhas, suplentes de vereadores e lideranças locais reforçam apoio a Gaguim para o Senado

    17 de agosto de 2026

    Campanha eleitoral é oficialmente iniciada com divulgação do número do candidato e materiais de propaganda

    16 de agosto de 2026

    Gaguim recebe apoio do prefeito de Dianópolis, fortalece articulações e amplia apoios ao Senado em seis municípios

    14 de agosto de 2026

    Sorteio mensal do Nota Palmense Premiada com prêmio de R$ 10 mil acontece no sábado, 15

    14 de agosto de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.