Em campanha estadual para a redução dos preços de combustíveis, a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Tocantins), através do núcleo regional de Araguaína, autuou os três postos revendedores de Xambioá, na região norte do Tocantins.

A equipe de fiscalização constatou o preço da gasolina comum vendido a R$ 4,49 o litro, muito acima do praticado na circunvizinhança, o que provocou a insatisfação da comunidade e autorizou o presidente da Câmara Municipal de Xambioá, vereador Jardel Rocha, a realizar audiência pública, esta semana, para discussão sobre o preço elevado.

O Procon Tocantins foi representado na audiência pública pelo servidor Franklin Rodrigues. Estavam presentes um dos proprietários de postos na cidade, vereadores e a população em geral.

O técnico informou no evento que o órgão vem realizando o monitoramento do preço dos combustíveis em todo o estado, e repassando as informações aos demais órgãos fiscalizadores, como Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Assembléia Legislativa, com a finalidade de definir uma agenda de atuação conjunta para investigar possíveis abusos e alinhamento na definição dos preços.

Segundo Rodrigues a audiência pública foi importante e teve um resultado positivo imediato, já que um dos postos da cidade se comprometeu a reduzir o preço da gasolina, com isto oportunizando aos consumidores da cidade adquirirem o produto onde o preço e a qualidade forem mais favoráveis.

O que, certamente, enfatizou ele, vai fomentar a concorrência com alinhamento de preços para baixo. Fiscalização Determinada pela chefe do núcleo de Araguaína, Kroline Vinhal, a ação de fiscalização em Xambioá trabalhou nos postos da cidade e  no comércio varejista, como supermercados e lojas de eletrodomésticos.

Nos três postos de venda de combustíveis foram lavrados autos de infrações e constatações ocasionados por ausência de tabela de preços visíveis nos locais de entrada, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e preço abusivo.

Nos supermercados foram encontrados produtos com data de validade expirada e sem o CDC, consequentemente sendo autuados e apreendidos 373 produtos vencidos, em seguida descartados.

Nas lojas de eletrodomésticos a falta do CDC e as normas de precificação também foram constatadas. Em todos os estabelecimentos comerciais visitados a equipe de fiscalização deu orientações com o objetivo de garantir os direitos do consumidor nas relações de consumo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorÓrgãos de fiscalização apreendem 570 kg de pescado que seguiam para Esperantina
Próximo artigoPrefeitura de Fortaleza do Tabocão realiza Concurso com mais de 70 vagas