Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Araguaína: Trotes dificultam atendimentos do SAMU, 648 só este ano
    NORTE

    Araguaína: Trotes dificultam atendimentos do SAMU, 648 só este ano

    Por Norte do Tocantins10 de abril de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Araguaína, com 11 anos de atuação no Município, atende à comunidade com quatro viaturas, três motolâncias e equipe médica treinada e preparada para atender casos que exijam urgência de saúde. Mas os atendimentos muitas vezes ficam dificultados devido a um problema enfrentado e que tem prejudicado os atendimentos: os trotes. Só este ano, de janeiro a março, já foram 648 ligações falsas.

    De acordo com o secretário da Saúde, Jean Coutinho, os trotes têm aumentado os custos e atrasados os atendimentos que realmente precisam. “É importante que todos se conscientizem que esse tipo de ação traz custos com deslocamento das equipes e ainda com o risco de não atender outras ocorrências verdadeiras, caso venha a ocorrer”, explicou.

    Atendimentos

    Em 2015, o SAMU realizou 9.955 atendimentos sendo que desses 2.484 foram trotes. Este ano, somente nos meses de janeiro, fevereiro e março foram realizados 1.552 atendimentos, com 648 trotes, o que corresponde a mais de 58%, um índice preocupante”, é o que explica a coordenadora administrativa, Caroline Borges.

    “Se uma viatura vai atender um trote em um setor distante e acontece um acidente no centro, por exemplo, o socorro pode demorar a chegar e a pessoa que realmente precisa fica desassistida”, ressaltou.

    A coordenadora acrescentou que, a maioria dos trotes são realizados por crianças. “Por isso pedimos os pais ou responsáveis que oriente os seus filhos. Ligar no 192, pode ser uma brincadeira para eles, mas, uma vida pode ser ceifada por causa disso e o nosso objetivo, do SAMU é salvar vidas”, disse.

    As equipes do SAMU também fazem um trabalho de conscientização juntos às crianças com o Projeto Samuzinho nas Escolas. “Tentamos levar para as crianças a importância dos serviços e o quanto o trote prejudica nosso trabalho”, pontuou a coordenadora.

    SAMU

    O SAMU iniciou suas atividades em Araguaína, no ano de 2005. A implantação e a manutenção do serviço são feitas pelo Município, em parceria com os Governos Federal e Estadual. A equipe multiprofissional do SAMU é composta por 85 profissionais e tem levado serviços de urgência e emergência para toda a região.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorAudiências públicas de revisão do Plano Diretor acontecem em bairros de Araguaína
    Próximo artigo 1ª Rodada do Tocantinense: Donos da casa se destacam, confira os resultados
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza obra em cerca de 80 km na TO-010 e reforça logística no Bico do Papagaio

    23 de abril de 2026

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    Senadora Professora Dorinha garante pagamento de mais de R$ 29,1 milhões e fortalece rede de saúde em 26 municípios do TO

    23 de abril de 2026

    Fernanda Hofmann, vencedora do Festival de Compositoras do Tocantins, lança single sobre amor não correspondido

    23 de abril de 2026

    ‘Quando descobrem, mandam embora’: vendedor que viralizou em Palmas denuncia demissão após epilepsia

    23 de abril de 2026

    Emenda de Léo Barbosa viabiliza aquisição de ônibus para Crixás do Tocantins

    23 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.