TCE-TO

Mais 25 municípios tocantinenses foram notificados pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), por meio do Ofício Circular 13/2021, emitido pelo conselheiro titular da Segunda Relatoria da Corte, André Luiz de Matos Gonçalves, solicitando, no prazo de 48 horas, informações acerca da disponibilidade de insumos médico-hospitalares e medicamentos destinados ao enfrentamento da Covid-19, e o cronograma relativo à imunização em andamento.

Diante do momento difícil enfrentado pela saúde pública com a crescente demanda por leitos clínicos e de UTI nos hospitais e unidades de atendimentos, o Tribunal solicita informações dos jurisdicionados ligados a Segunda Relatoria, como: o atual estoque de oxigênio nos hospitais da rede Covid e eventuais problemas de fornecimento; A média diária de consumo de oxigênio e as providências adotadas para evitar o esgotamento de oxigênio;

Pede também dados sobre a quantidade de insumos atualmente em estoque para ser usado especificamente na campanha de vacinação da Covid-19; e se existe previsão para a entrega de insumos que já tenham sido comprados; número de doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas da Secretaria de Estado da Saúde e apresentação do respectivo cronograma, com o esclarecimento quanto à etapa de operacionalização em curso, entre outros.

A solicitação feita pelo Tribunal considera a competência outorgada às Cortes de Contas, de conformidade com o art. 70, caput, da Constituição Federal, art. 52, da Lei de Responsabilidade Fiscal e art. 1º, V e VI, e §1º da Lei Estadual nº 1.284/2001, para o acompanhamento da execução de programas e políticas setoriais, com a finalidade de avaliar os resultados quanto à eficiência, eficácia e efetividade da gestão financeira, orçamentária, contábil, operacional e patrimonial dos órgãos. A não apresentação da resposta poderá acarretar na aplicação de multa na forma do art. 39, IV, da Lei nº 1.284/2001.

Veja quais são os 25 municípios: Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Dueré, Fátima, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Pium, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, São Salvador do Tocantins, São Valério da Natividade, Sucupira e Talismã.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça defere liminar para impedir cancelamento compulsório das inscrições de Defensores Públicos na OAB
Próximo artigoLéo Barbosa pede a instalação de restaurantes populares durante a pandemia