Promover a educação financeira, estimular o consumo consciente e prevenir o endividamento. Estas são algumas das propostas inovadoras do projeto de Educação Financeira idealizado pelo Governo do Tocantins. O lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 15, em evento alusivo ao Dia Mundial do Consumidor, transmitido pela live no canal do youtube da Unitins e contou com a palestra da economista do Instituto de Defesa do Consumidor, Ione Amorim.

O Projeto Educação Financeira, Consumo Consciente e Prevenção do Endividamento, aos Servidores Públicos Estaduais, é resultado da união de esforços entre cinco Pastas, Secretaria da Administração (Secad); Secretaria da Cidadania e Justiça (Jeciju) por meio da Superintendência do Procon; Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev); Secretária da Comunicação (Secom) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Na ocasião os representantes de cada órgão assinaram simbolicamente, o Acordo de Cooperação Técnica para a execução do projeto.

Para o secretário da Administração, Bruno Barreto, o Projeto visa levar conhecimento aos servidores sobre educação financeira. “Nossos objetivos consistem em prevenir o endividamento, estimular o consumo consciente e proporcionar condições para tomada de decisão assertiva, em relação ao cenário financeiro no qual o servidor se encontra, bem como esclarecer sobre as modalidades de empréstimo consignado e suas consequências”, enfatiza o secretário.

O vice-governador, Wanderlei Barbosa, destacou a importância do Projeto para todos os servidores e cidadãos tocantinenses.  “A iniciativa do Governo é justamente para fazer esse acompanhamento orçamentário e essa informação precisa chegar a todos os níveis sociais, para que também a iniciativa privada oriente seus trabalhadores, queremos orientar todos os tocantinenses. Quero parabenizar a iniciativa de todos os órgãos por esse Projeto e ao Governo do Estado por está compreendendo a grande importância desse assunto”, ressaltou.

Equilíbrio nos gastos

O Projeto visa informar os consumidores servidores públicos do Estado do Tocantins, bem como possíveis usuários do empréstimo consignado, oferecendo melhor proveito do benefício, por meio de capacitação. A educação financeira é uma modalidade importante para equilíbrio monetário que interfere diretamente no bem-estar do indivíduo.

De acordo com o Superintendente do Procon, Walter Viana, esse projeto busca gerar uma cultura de planejamento financeiro a longo prazo. É voltado à educação financeira quanto ao equilíbrio da facilidade de crédito e a capacidade de orçamento familiar de cada servidor. “É importante desenvolver hábitos de controle financeiro, e através dessa nova política de crédito consigno que o Governador Mauro Carlesse propiciou a todos os servidores, junto com o lançamento desse projeto pioneiro de Educação Financeira, pretendemos desenvolver um futuro financeiramente confortável para os servidores que necessitarem usar esses recursos”, frisou.

O superintendente lembra que o Direito do Consumidor é instrumento valioso de cidadania e de desenvolvimento, que visa assegurar a proteção ao consumidor e promover a harmonia das relações de consumo.

Para o presidente do Igeprev, Sharlles Fernandes, o projeto veio em um momento oportuno para balizar as ações que o Instituto já desenvolve no foco de conscientizar os servidores. “Vemos com muita pertinência esse projeto, pois permite promover o uso consciente dos recursos de modo que eles [todos servidores ativos e inativos] consigam entender as propostas dos bancos e saber se têm condições de obter um empréstimo. O papel do Igeprev é alcançar o máximo dos beneficiários sobre as informações de educação financeira”, destacou.

A Universidade Estadual do Tocantins é uma das parceiras do Projeto, o reitor Augusto Rezende, reiterou a disposição da Universidade em colocar a disposição toda a expertise, principalmente na área de tecnologia para o desenvolvimento do Projeto. “Esse projeto é totalmente engajado nas políticas de extensão, e será certificado pela nossa Universidade”, frisou.

Palestra

Compreender e administrar as finanças, por meio de planejamento de gastos e programação de metas para compras e investimentos, produz bons resultados e evita o endividamento. Foram alguns dos pontos destacados na palestra da economista e pesquisadora do Instituto de Defesa do Consumidor, Ione Amorim.

Entre os desafios para a iniciativa do Projeto, segundo a especialista, Ione Amorim, estão comunicar a educação financeira de forma sustentável, torná-la atraente para os servidores, num ambiente em que eles são cada vez mais atraídos por facilidades ao crédito.

Presentes

Participaram do lançamento: o vice-governador do Tocantins Wanderlei Barbosa, o secretário da Administração Bruno Barreto, o secretário da Comunicação Élcio Mendes, o superintendente do Procon-TO Walter Viana, o reitor da Unitins Augusto Rezende,  o presidente do Igeprev Sharlles Fernandes e contou com mediação da jornalista Charlyne Suerte.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPostura de Janad incomoda grupo de Cinthia que tenta atacar filho da vereadora
Próximo artigoCarreta carregada de plástico tem princípio de incêndio em Figueirópolis