Pará compra 3 milhões de doses da Sputnik V/Foto: Bruno Cecim

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) assinou, na noite desta sexta-feira (19), o contrato com o Fundo Soberano Russo (RDIF) que autoriza a aquisição de 3 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, que se juntarão ao plano de vacinação contra a Covid-19. “Com estas vacinas renovamos a esperança para ampliar o maior número de pessoas vacinadas em nosso Estado, garantir saúde, a vida e a retomada da economia. Que possamos vencer esta pandemia, vencer o novo coronavírus. Este ato faz com que cada um de nós possa ter a esperança reacesa e a garantia da vitória. Vamos, juntos, vacinar a nossa população, vacina para todos”, garantiu o governador.

O Estado do Pará já recebeu do Ministério da Saúde – 660.040 doses de Coronavac/Sinovac e Oxford/AstraZeneca.

Os Consórcios da Amazônia Legal e do Nordeste iniciaram as negociações para a compra das doses da vacina russa. O contrato é assinado diretamente pelos governos estaduais, para compra de 37 milhões de doses.

Helder Barbalho informou que o primeiro lote de doses da Sputnik V deve chegar ao Pará a partir de abril. O calendário de entregas segue até julho, com capacidade para vacinar 3 de milhões de habitantes do Pará.

Eficácia

De acordo com dados publicados em pesquisas científicas internacionais, a Sputnik V, produzida pelo Laboratório Gamaleya, tem eficácia de 91,6%. Mais de 50 países da Europa e das Américas já estão aplicando a vacina russa.

“A vacina já está sendo aplicada em países como Rússia, Argentina, Hungria, Emirados Árabes, Paraguai, Bolívia e Venezuela. Outros países também estão imunizando sua população. Este é um movimento para que possamos ampliar o número de vacinas para nossa gente. Quanto mais vacina, melhor; mais vidas são salvas. É mais um esforço que o governo do Estado está fazendo para podermos vacinar mais paraenses, e junto com o Brasil garantirmos mais saúde e vida”, reiterou Helder Barbalho.

O valor adquirido pelo Governo do Pará é de US$ 9,95 por dose, o equivalente a R$ 54,63. Segundo o governador, é um valor menor do que está sendo ofertado ao Ministério da Saúde pela União Química.

“Agradeço, acima de tudo, à população paraense. Junto conosco, neste ato de união, de renovação de esperança, iremos vencer esta pandemia”, afirmou Helder Barbalho. (Bruna Brabo)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSuspeitos de cometer crime são presos no Tocantins
Próximo artigoPatrulha Rural da PM no Bico do Papagaio garante a segurança de quem vive no campo