Foto: Governo do Tocantins

A Justiça atendeu pedido do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e determinou, na quarta-feira, 3, que o secretário estadual da Saúde preste esclarecimentos em caráter de urgência, no prazo de até dois dias, sobre o possível estoque crítico no Hospital Geral de Palmas (HGP) de tubos utilizados nos procedimentos de traqueostomia e intubação, bem como que apresente informações atualizadas sobre a cotação de preços para a compra destes insumos.

O material trata-se dos tubos endotraqueais dos tipos 6,5 milímetros (mm), 7,0 mm e 7,5 mm, que, segundo informações prestadas à 27ª Promotoria de Justiça da Capital, estariam em escassez na unidade hospitalar. Os insumos são utilizados para preservar a respiração do paciente durante cirurgias que envolvem anestesia geral ou em quadros clínicos de complicação respiratória grave, o que inclui casos de Covid-19.

A determinação da juntada das cotações de preço foi solicitada à Justiça pela Promotoria de Justiça para viabilizar eventual bloqueio de valores, a fim de restabelecer o fornecimento e abastecer o hospital pelo prazo excepcional de 30 dias.

Na mesma decisão, o juiz da Vara da Saúde de Palmas também determina que o secretário se pronuncie sobre o teor de um relatório de vistoria do Conselho Regional de Medicina (CRM), o qual apontou superlotação da Sala Vermelha do HGP, durante inspeção em 2020.

O pedido de intimação do secretário foi peticionado pela promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro no âmbito de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público em 2017, relacionada a inconformidades no funcionamento do Hospital Geral de Palmas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPTO aciona justiça contra proprietários de fazenda em Nova Rosalândia que desmataram reserva legal
Próximo artigoPrefeita Deusany Batista recebe do Governo do Tocantins pá carregadeira para Novo Acordo