Igeprev

A falta de realização de concursos públicos poderá inviabilizar, num futuro próximo, as funções do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO). A afirmação é do deputado Professor Junior Geo (PROS), em seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 11.

O parlamentar cita a prática das instituições em contratar servidores, em detrimento de concursados, por ausência de certames públicos. Como exemplo ele destacou o Tribunal de Justiça (TJ-TO), que, recentemente, recebeu permissão do Parlamento Tocantinense para renovar contratos de servidores daquele Poder por mais um ano.

Segundo o deputado, a situação já afeta negativamente as operações do Igeprev, que tem pelos menos R$ 1 bilhão de prejuízo, e ainda terá que aposentar muitos servidores contratados (que neste caso contribuem com o INSS), que não contribuíram um ano sequer com o Instituto. “É o caminho da falência”, disse.

Geo afirmou que a realização de concurso é uma cobrança da sociedade, e lembrou que há instituições que prometem os certames há algum tempo sem realiza-los. “A própria Assembleia anunciou seu concurso há três anos e ainda não o fez”.

O deputado disse que foi informado que a administração da Casa está realizando um levantamento sobre a questão.  “Vou procurar nosso Diretor-Geral para saber em que pé está o processo”, prometeu.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputado sugere reforço nas ações educativas e de conscientização sobre o coronavírus
Próximo artigoVereador pede explicações da prefeitura de Palmas onde foram gastos R$ 5 bilhões