Elenil da Penha
Elenil da Penha

O deputado Elenil da Penha sugeriu na sessão desta quarta-feira, 11, a realização de ações educativas e de conscientização sobre o coronavírus (covid-19).  O parlamentar comentou sobre a importância da repercussão das medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde para diagnosticar o vírus, como procurar os postos de saúde quando apresentar sintomas iniciais e evitar a procura dos hospitais de maior complexidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O parlamentar frisou que é necessário reforçar as ações educativas sobre o covid-19 e os critérios de vigilância sobre os cuidados básicos nas escolas. A população deve ser orientada sobre a busca de serviços de Saúde quando apresentar febre alta, tosse, dor de garganta e coriza.

Elenil destacou que para melhor atender os casos suspeitos, Governo Federal está reforçando a capacidade assistencial da Atenção Primária e ampliando os atendimentos com alterações dos critérios do programa “Saúde na Hora”, estendendo o horário de atendimento para até às 22 horas. Mas para isso os munícipios devem fazer a adesão ao Programa para receber recursos adicionais de incentivo Ministério da Saúde. No Tocantins os munícipios de Palmas e Almas fizeram a adesão.

A Atenção Primária é a porta de entrada do SUS, onde os problemas de saúde e as doenças mais comuns da população podem ser resolvidos, ressalta o parlamentar. Este nível de atenção é responsável pela promoção da saúde e prevenção de doenças como diabetes e hipertensão, afirma. Além disso, a Atenção Primária também realiza diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e vigilância em saúde. (Maisa Medeiros)

Comentários do Facebook