1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil
1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil
1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil

A Prefeitura Municipal de Tocantinópolis e a Defesa Civil promoveram ontem dia, 12, no Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Dep. Darcy Marinho, a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). O evento tem como foco fortalecer a abordagem sistêmica das ações de Defesa Civil, a qual tinha como tema: “Proteção e Defesa Civil: Novos paradigmas para o Sistema Nacional”.

O objetivo geral da conferência é promover a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil dentro dos setores municipal, sociedade civil e comunidade científica. Também foram abordados dentro dos eixos específicos, a proposição e elaboração de princípios e diretrizes para a implementação da Política Municipal de Proteção e Defesa Civil e a aprovação do Sistema de Defesa Civil Municipal.

Os debates ocorridos durante todo o dia, gravitaram ao redor de quatro eixos temáticos: gestão integrada de riscos e resposta a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil; gestão de conhecimento em proteção e defesa civil; e mobilização e promoção de uma cultura de proteção e defesa civil na busca de resilientes.

 Na ocasião, foram eleitos os Delegados Municipais: Eudes Ribeiro e Emivaldo Aguiar representando o Poder Público Municipal; João Batista Alves, representando a sociedade civil; Rony, representante dos Brigadistas e Athur Araújo representante da Comunidade Científica. Todos os delegados escolhidos durante a Conferência irão participar da Conferência Estadual que será realizada em Palmas nos dias 03 e 04 de abril do corrente ano, onde um dos delegados poderá ser escolhido para ser Delegado Estadual e posteriormente vir a ser Delegado Nacional.

 A 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil foi preparatória para a Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil e para a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil que irão acontecer em Palmas e Brasília, respectivamente.

 Participaram da Conferência Municipal o representante do Governo Municipal, Secretário de Administração, Albertino Filho Cândido; Presidente da Câmara de Vereadores, Zullias Amoury; Tenente Alves e Sargento Medeiros da Defesa Civil; Secretário de Habitação e Urbanismo, Antônio Queiroz; Capitão da PM, Marcelo; Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Eudes Ribeiro; Diretor de Assuntos Ecológicos, Emivaldo da Silva Aguiar; representante do Ruraltins, Ronaldo; Diretora do CEM Dep. Darcy Marinho; Maria Fany; representante da Diretoria Regional de Ensino, Neide Aires; representante dos Brigadistas de Tocantinnópolis, Sr. Gaspar; representante da Secretaria de Assistência Social, Lázaro Gomes representante da Secretaria de Saúde, Maria Abília e comunidade científica da unidade escolar CEM Darcy Marinho.

(Ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorOperadoras assinam TAC e se comprometem em melhorar serviços de telefonia
Próximo artigoAcusado de homicídio, esposo da deputada Luana Ribeiro será julgado dia 17 de março