Ana Paula Abadia continua à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína/Foto: Ascom

Após um excelente trabalho à frente da Secretaria Municipal da Saúde em 2020, enfrentando logo de início a pandemia da covid-19, Ana Paula Abadia foi escolhida pelo prefeito Wagner Rodrigues para continuar comandando a saúde de Araguaína. Especialista em Saúde Pública, é a quarta personagem da série “Conhecendo a gestão”, com o objetivo de aproximar a população dos gestores municipais.

Natural de Paraíso do Tocantins, Ana Paula morou na capital Palmas, onde formou-se em Administração, pela Ulbra (Universidade Luterana de Palmas). Funcionária Pública concursada pela Secretaria de Estado da Saúde como Gestora em Saúde, mudou-se para Araguaína em 2013, sendo cedida do Estado para o Município de Araguaína desde 2014, onde já desenvolveu atividades na Superintendência da Atenção Básica, atuando como diretora de Atenção Especializada e Superintendente de Atenção Especializada.

Ana Paula assumiu pela primeira vez a Secretaria da Saúde de Araguaína em março de 2020, logo no início da pandemia da covid-19, atuando de forma decisiva para o planejamento e adequação do sistema de saúde pública municipal para o enfrentamento da doença na cidade.

“Foi um desafio muito grande assumir a secretaria logo no início da pandemia e implantar serviços que ainda não existiam no Município. Implantamos um hospital de campanha com leitos de UTI e clínicas, além de serviços na vigilância epidemiológica e atenção básica, mas tudo só foi possível, graças ao esforço coletivo de uma equipe preparada e bem montada”, disse a secretária Ana Paula.

A secretária Ana Paula Abadia também possui especializações em Saúde Pública com Ênfase em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade Itop, Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês e Qualificação de Gestores do SUS pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, entre outros cursos de aperfeiçoamento em saúde pública.

Funções da Secretaria da Saúde

O papel da Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína é planejar, executar e controlar os serviços de saúde na cidade, visando à efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS), com a garantia dos princípios da universalidade, equidade e integralidade da atenção à saúde e o compromisso com a defesa da vida.

A secretaria oferece desde atendimentos que englobam atenção básica à saúde e de urgência médica, até atendimentos especializados de média e alta complexidade, como também a estruturação e o desenvolvimento das ações da Vigilância em Saúde.

Atualmente, Araguaína conta com 20 UBS (unidade básica de saúde), 1 UPA (Unidade de Pronto Atendimento), 2 hospitais municipais, Ambulatório Municipal de Especialidades, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Álcool e outras Drogas, Assistência Farmacêutica, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Serviço de Atendimento Domiciliar, Centro de Castração, CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), CER (Centro Especializado em Reabilitação), Oficina Ortopédica, Centro Municipal de Fisioterapia, Central Municipal de Regulação, Centro de Vigilância Sanitária e de Vigilância Epidemiológica, 2 equipes do NAF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e um CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). (Felipe Maranhão)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeitura de Araguaína pretende vacinar aproximadamente 29 mil animais contra raiva
Próximo artigoMorre paciente de Manaus que tratava Covid-19 no Tocantins