Hospital Geral de Araguaína terá 400 leitos e serviço de média e alta complexidade, obras iniciam nessa sexta-feira, 05

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, assinou nesta quinta-feira, 11, a Ordem de Serviços para a retomada das obras do Hospital Geral de Araguaína (HGA) e projetou a entrega da primeira etapa em 15 meses. A solenidade foi realizada no canteiro de obras do HGA, localizado no Jardim dos Ipês, com a presença do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, e de autoridades políticas e agentes públicos da região.

A obra está dividida em três etapas e, para a primeira fase, estão sendo destinados R$ 30 milhões do orçamento do próprio Estado. De acordo com o governador Mauro Carlesse, o reinício da obra só foi possível em virtude das medidas de ajustes fiscais para reduzir gastos e enquadrar o Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que culminou na recuperação da capacidade de investimentos do Governo do Tocantins.

“O resultado é esse: o Hospital Geral de Araguaína é uma de nossas prioridades e um compromisso nosso com essa região. Pretendemos entregar a primeira etapa em 15 meses”, garantiu. O Governador também mencionou que foi graças às medidas duras, mas necessárias, que estão sendo realizados outros investimentos importantes para o desenvolvimento do Estado, como as obras do Hospital Geral de Gurupi e da ponte de Porto Nacional.

Ainda em 2020, o governador Mauro Carlesse determinou a retomada das obras das secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Infraestrutura, Cidades e Habitações (Seinf), bem como, a utilização de recursos próprios do Orçamento no valor de R$ 30 milhões.

Sobre a retomada das obras do HGA, o secretário da Saúde, Edgar Tollini, afirmou que a unidade vai contar com 38 mil m² de área construída e vai mudar a realidade de toda a região. Na oportunidade, ele fez um balanço das ações de saúde no Estado e garantiu que, depois de seis anos parada, ainda neste semestre será inaugurada a Unidade de Alta Complexidade em Araguaína, que representa a independência total no tratamento de câncer no Tocantins. “Isso é o que tem que ser feito: começar, terminar e entregar. Em curto espaço de tempo, a saúde tem caminhado muito no Estado”, garantiu.

O prefeito da cidade, Wagner Rodrigues, também ressaltou a importância da obra para a região. “Essa obra é muito importante para a nossa Araguaína e para toda a região norte do Tocantins. Reconheçamos a grandeza dessa obra. Obrigado, governador Mauro Carlesse”, agradeceu o gestor, em nome dos demais prefeitos presentes no evento.

O presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade, destacou que o Governador está lançando a maior obra da gestão em Araguaína e uma das maiores do Estado, e que isso é reflexo da organização do Governo. “É resultado de organização e planejamento, que conseguiu equilibrar as contas públicas, enquadrar o Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal e realizar os investimentos. Vamos transformar Araguaína e o Tocantins em um canteiro de obras”, enfatizou.

Os demais deputados que representam a região na Assembleia Legislativa também comemoraram o início das obras.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou que o HGA é uma obra regional que vai beneficiar, inclusive, os estados vizinhos. “É uma unidade que vai atender até os nossos irmãos maranhenses, paraenses e de outros estados”, comentou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEscolas e creches municipais aplicam medidas de segurança durante retorno das aulas presenciais
Próximo artigoLuta antiga de Valderez, obras do HGA são retomadas: deputada parabeniza governador Mauro Carlesse e equipe