Durante sua ida a Brasília-DF nesta semana, em busca de recursos para Gurupi, a prefeita Josi Nunes se reuniu com o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse. Dentre as conversas sobre projetos para a Capital da Amizade, a gestora solicitou uma audiência com um empresário do ramo de energia solar que deseja investir na cidade com a implantação de uma fazenda solar.

Para a prefeita Josi Nunes, é importante sair em busca de investimentos e atrair recursos para a cidade. “Está sendo muito proveitosa essa ida a Brasília na busca por recursos para projetos importantes voltados para Gurupi e para nossa gente. E aproveitei para solicitar ao nosso parceiro, o governador Mauro Carlesse uma audiência com uma empresa que vai investir no Tocantins com um projeto audacioso, na área de energia solar e desejamos que Gurupi receba este investimento”, disse.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, o empresário Bruno Cabral, sócio fundador da empresa Freedom Partners irá investir no Tocantins com duas unidades geradoras de energia solar, sendo uma delas em Gurupi e a outra em Colinas, ambas com capacidade de gerar 300 megawatts (MW).

A instalação da fazenda solar está prevista para o próximo ano, mas já estão sendo realizados investimentos como projeto de engenharia, orçamento de engenharia, torre solar, licenças, entre outros. E ainda segundo Pedro Dias, cada usina deve gerar de imediato cerca de 300 empregos indiretos e 80 empregos diretos.

A audiência está marcada para ser realizada na próxima semana em Palmas.

Fazenda solar

Uma fazenda de energia solar é uma grande área em um campo ou área rural com diversos painéis fotovoltaicos instalados, com a função de gerar energia a ser distribuída para outros locais, possibilitando que consumidores economizem energia sem precisar investir em um sistema próprio.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorApós denúncia, polícia do TO prende foragido da Justiça goiana por homicídio qualificado
Próximo artigoTocantins recebe mais 3,5 mil vacinas AstraZeneca para combate à Covid-19