O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) realiza nos dias 23 a 26 de fevereiro  ações de fiscalização em Araguaína, norte do Tocantins.

Na força-tarefa realizada em Palmas, em janeiro, quase 200 locais foram vistoriados, dentre obras, hospitais, lavouras etc. Agora chegou a vez da região de Araguaína receber a equipe de fiscalização do Conselho Regional.

“A fiscalização efetiva é o nosso maior instrumento para defender a sociedade de pessoas inabilitadas exercendo funções de profissionais que estudaram, se atualizaram e que planejam e se responsabilizam pelos projetos”, disse o Presidente do Crea-TO, Daniel Iglesias. “O profissional habilitado deve ser valorizado em qualquer área, mas cabe a nós resguardar as atribuições que devem ser exclusivas da Engenharia, Agronomia e das Geociências”, completou.

A ação de fiscalização em Araguaína será de 23 a 26/02, com todo o efetivo de fiscalização do Tocantins atuando. A “varredura” deverá verificar os dados constantes nas ART’s já emitidas, mas principalmente fiscalizar as ações dos chamados “leigos”, ou seja, aqueles que atuam sem o acompanhamento de um profissional habilitado.

“Nosso intuito não é autuar, mas não podemos ser omissos ao encontrar uma irregularidade”, disse o Gestor de Fiscalização José Luiz Leal. “O que aconselho é que quem estiver atuando sem acompanhamento técnico, que procure imediatamente um profissional e regularize sua obra ou serviço junto aos órgãos de fiscalização. Esse é o caminho mais certo e que traz segurança para a população”.

Existe ainda a possibilidade de uma inédita parceria entre Crea e Prefeitura de Araguaína para que a força-tarefa atue em conjunto. O Crea e sua Inspetoria de Araguaína estarão à disposição para atendimento e regularizações a partir desta quarta, no horário das 12 às 18h.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeita Deusany Batista apresenta demandas de Novo Acordo ao Chefe de Gabinete do Governador
Próximo artigoSES investiga presença da nova variante do coronavírus em município do TO