“Vamos continuar mantendo o Ministério Público de Contas atuante e próximo da sociedade, para cada vez mais ser um instrumento de interação entre o povo e os órgãos de controle”, disse José Roberto Torres Gomes, durante a cerimônia de posse na tarde desta terça-feira, 4, no auditório do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), quando assumiu o cargo de procurador-geral do MPC/TO.

Gomes ressaltou ainda a importância da integração do MPC com o Tribunal de Contas e a sociedade. “É preciso que o Estado promova o bem-estar social de verdade, não basta ter contas perfeitas, é preciso ter resultados perfeitos para o povo”, afirmou.

O presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, destacou que o Ministério Público de Contas tem a função de dar legalidade aos atos e ajudar o Tribunal a desenvolver melhor o trabalho de controle e fiscalização das contas e das políticas públicas. “Não podemos nos distanciar da realidade, da cidadania e de todo aquele que compõe a nossa sociedade, por isso a importância da parceria e fortalecimento das instituições, do nosso bom relacionamento, Tribunal e MPC”, enfatizou Severiano.

O conselheiro ressaltou ainda que com toda a experiência adquirida ao longo de sua carreira, nos importantes cargos que ocupou, o procurador-geral José Roberto Torres Gomes “fará um respeitável trabalho à frente dessa instituição”.

O procurador do MPC Zailon Miranda Labre Rodrigues, que exerceu o cargo ocupado por Gomes hoje nos últimos quatro anos, enfatizou a competência do novo procurador-geral e lhe desejou sucesso durante seu mandado.

Solenidade

Em cerimônia realizada no auditório Brigadeiro Felipe Antônio Cardoso, do TCE/TO, José Roberto Torres Gomes foi prestigiado por autoridades estaduais como o governador Mauro Carlesse, presidentes de outros Poderes, de órgãos, deputados, vereadores, amigos de outros estados, além do senador Eduardo Gomes, seu irmão, que estava representando o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Essa é a primeira vez que Gomes assume o cargo. O procurador foi o mais votado na eleição que aconteceu no dia 25 de novembro de 2019 e nomeado pelo governador do Estado, Mauro Carlesse, para o biênio 2020/2021.

O senador Eduardo Gomes destacou durante seu discurso a importância dos órgãos de controle como o TCE/TO e MPC no acompanhamento do investimento das verbas públicas, para que tragam mais resultado reais a população. “Aproveito esse momento ainda para desejar boa sorte ao José Roberto, que por sua competência, assume este cargo hoje. Não tenho dúvidas de que fará um bom trabalho”.

A mãe do procurador, Gilda Gomes, disse que estava muito orgulhosa e pediu proteção do Divino Espírito Santo ao filho. “Que ele seja chamado de cidadão correto e honesto. Foi um cargo merecido e o Ministério Público de Contas está em boas mãos, não estou falando como mãe, mas como cidadã que sou”, pontuou.

Aproveitando a presença de dona Gilda, o presidente do TCE, Severiano, fez uma homenagem a ela, entregando-lhe flores e lembrando do seu esposo, o poeta José Gomes Sobrinho (in memoriam). “Tenham segurança que no plano abençoado onde se encontra o nosso Zé Gomes, ele estará muito feliz e honrado pela importante missão que acaba de ascender (José Roberto).”

Perfil

José Roberto Torres Gomes, 58 anos, é natural de Passos/MG. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Sergipe e mestrado em Direito pela UNICEUB, em Brasília.

Em 2001, tomou posse como procurador do Ministério Público de Contas do Tocantins. Acumula no currículo cargos como Defensor Público, em Sergipe e diretor legislativo da Assembleia Legislativa do Tocantins. Também já esteve à frente de secretarias municipais de Palmas, a exemplo das pastas “Assuntos Jurídicos” e “Transparência e Controle”.

Em 2013, recebeu o título de Cidadão Honorário de Aracaju, concedido pela Câmara de Vereadores de Aracaju, e de Cidadão Sergipano pela Assembleia Legislativa de Sergipe, em 2010.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno e ACIPA assinam termo de cooperação com objetivo de capacitar trabalhadores
Próximo artigoVereador cobra regulamentação do parque industrial e dos lotes lindeiros em abertura do ano legislativo