Foto: Af

Na manhã desta terça-feira, 19, a polícia realizou mais uma fase da operação Catarse,  qual investiga funcionários fantasmas no Tocantins. O alvo desta vez é o médico Arnaldo Alves Nunes, servidor efetivo do estado desde julho 1994, tendo exercido o cargo de secretário da Saúde no Tocantins.

Segundo as investigações, mesmo sendo servidor, ele não aparece para trabalhar. A polícia apurou que mesmo assim, ele recebe normalmente o salário bruto no valor de R$ 32.634.

São cumpridos mandados de busca e apreensão na casa e em locais onde o médico trabalha, em Araguaína.

A polícia informou que o médico foi presidente da Federação das Santas Casas Hospitais Filantrópicos e Entidades Beneficentes do Tocantins e, atualmente está lotado no Gabinete do secretário da Saúde em Palmas. Mesmo com todas as funções, exerce o cargo de diretor técnico do Hospital e Maternidade Dom Orione, em Araguaína.

Segundo os investigadores, o prejuízo aos cofres públicos pode passar de R$ 1 milhão, além do dano causado à saúde pública do estado, que é carente de médicos para o atendimento à comunidade.

A Polícia Civil disse que foi comprovado o vínculo trabalhista com o hospital e a ausência na prestação do serviço público, conduta que configura o crime de peculato, quando a pessoa se apropria do dinheiro público em razão do cargo que ocupa. A pena é de dois a 12 anos de prisão cumulada com a perda do cargo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSindicatos protocolam no Palácio Araguaia, proposta de emendas à MP que suspende benefícios de servidores
Próximo artigoAberta chamada pública para preenchimento de vagas remanescentes de professor do Pronatec