Foto: Sergio Moro/ Foto: Divulgação
Foto: Sergio Moro/ Foto: Divulgação

O Projeto de Lei Anticrime que o governo federal vai enviar ao Congresso Nacional nos próximos dias prevê mudanças em 14 leis, entre elas, o Código Penal, a Lei de Execução Penal, a Lei de Crimes Hediondos e o Código Eleitoral.

Indico o especialista em Direito e Processo Penal, membro da Comissão Especial de Segurança da OAB, Leonardo Foçaça Pantaleão, para abordar as mudanças e realizar uma análise técnica sobre o texto apresentado.

De acordo com a minuta do projeto, divulgado à imprensa, a iniciativa prevê alterações legais, elevando penas para crimes com arma de fogo. Além disso, o governo conta com o aprimoramento do mecanismo que possibilita o confisco de produto do crime, permitindo o uso do bem apreendido pelos órgãos de segurança pública.

As medidas visam ao endurecimento do cumprimento da pena para crimes considerados mais graves, como roubo, corrupção e peculato que, pela proposta, passa a ser em regime inicial fechado.

O projeto pretende deixar claro que o princípio da presunção da inocência não impede a execução da condenação criminal após segunda instância. (Márcio Santos)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador Carlesse conhece Projeto de Lei Anticrime e pede mais investimento em segurança para os estados
Próximo artigoVale diz não saber por que sirenes não funcionaram em Brumadinho