O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou, na manhã desta segunda-feira, 4, em Brasília (DF), da apresentação da proposta de lei federal conhecida como Projeto de Lei Anticrime. A exposição dos motivos foi realizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que ainda esclareceu as dúvidas e buscou sugestões dos gestores estaduais, dos vice-governadores e do secretariado presentes no encontro para o projeto.

A comitiva oficial do Tocantins, presidida pelo governador Mauro Carlesse, contou com a participação dos secretários de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio; da Cidadania e Justiça, Héber Fidelis; e do chefe da Casa Civil, Rolf Vidal. Eles que puderam conhecer, em detalhes, as medidas para o recrudescimento do tratamento aos crimes organizado, de corrupção e de natureza violenta.

O governador falou sobre a importância das medidas propostas pelo governo federal: “A iniciativa do governo federal é importante, porque também vem atender aquilo que a população deseja, que é endurecer as penas para quem comete crimes graves”, frisou Carlesse.

No mesmo sentido, manifestou-se o secretário Cristiano Sampaio. Para ele, o diálogo com os representantes de cada unidade federativa é crucial, na intenção de que as reformas na legislação penal e processual penal tenham a aplicação desejada. “Sendo a Segurança Pública exercida de modo compartilhado entre a União e os estados, trazer todos os envolvidos para o centro da discussão propicia o melhoramento da proposta e resultados práticos mais efetivos”, concluiu.

Em outra oportunidade, o governador do Tocantins ressaltou, contudo, que a proposta do governo federal exige mudanças também na distribuição de recursos para a Segurança Pública, que viabilizem, aos estados, uma melhor adequação ao sistema prisional após eventual implementação da lei federal. “Agora, além disso, o que a União precisa é ajudar os estados no financiamento, tanto na construção quanto na manutenção dos presídios. O custo da Segurança Pública e dos presídios tem crescido, mas os valores que o governo federal repassa não têm aumentado. E essa ajuda atualmente é menor do que a que os estados precisam. Esperamos que isso mude, pois é uma situação que interessa diretamente à população, que precisa estar mais protegida, e também para que o Estado possa atender o sistema prisional com a quantidade de vagas necessárias, para quem precisar cumprir uma pena, que a cumpra de maneira mais digna e com seus direitos respeitados”, afirmou o governador.

A reunião foi finalizada com apresentação da embaixada da Dinamarca, que figura como o país menos corrupto do mundo, de acordo com ranking da Organização Não Governamental (ONG) Transparência Internacional, considerado o principal indicador da corrupção, em nível global. Além de lições ao Brasil sobre a experiência daquela nação no combate à corrupção, também foi pautado o programa de apoio aos estados, oferecido pela ONG.

Além do Tocantins, estiveram presentes, no evento, governadores, secretários de Segurança Pública e representantes de 23 estados e do Distrito Federal. O texto do projeto de lei federal será encaminhado ao Congresso Nacional nos próximos dias.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorUFT lança edital de vestibular com mais de 700 vagas para segundo semestre de 2019
Próximo artigoMoro lança pacote para combater corrupção, crime violento e crime organizado