Para aumentar o alcance da fiscalização nas áreas animal e vegetal, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a partir do mês de março, contará com o uso de drone. Uma reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã desta quarta-feira, 13, em Palmas. O veículo aéreo não tripulado auxiliará no monitoramento das lavouras, das propriedades rurais, leilões, movimentação de animais, entre outros.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, disse que com o equipamento será possível registrar ações suspeitas, apurar denúncias e ter mais respaldo na aplicação de infrações. “O equipamento será a extensão do trabalho do fiscal ou do inspetor para facilitar o acesso aonde é difícil chegar. Com isso, minimizaremos fraudes, teremos economia de combustível e de pessoal, bem como, melhor precisão na fiscalização agropecuária”, destaca.

Nas atividades da área vegetal será possível captação e processamento de imagem com escala pré-definida, mapeamento das lavouras, identificação de pontos isolados para fins de fiscalização de descarte ilegal de embalagens vazias de agrotóxicos no campo e demais ações.

Na área animal, permitirá a conferência de animais em leilões e feiras agropecuárias, em blitz para localização de caminhões em rotas clandestinas ou escondidos em propriedades rurais, entre tantas outras atividades.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSolenidade de lançamento da primeira edição da “PMTO em Revista” acontece em Palmas
Próximo artigoOperação na prefeitura de Dianópolis investiga possíveis irregularidades em licitações