Cerca de 27.300 hectares

Cerca de 27.300 hectares

Cerca de 27.300 hectares. Este é o tamanho total de seis supostas áreas registradas pelo Cartório de Registro Público Imobiliário de Riachinho, de modo fraudulento. A área total, que sequer existia, equivale a metade da extensão territorial do Município. A fraude motivou o Ministério Público Estadual (MPE) a ajuizar, nesta segunda-feira, 06, Ação Civil Pública (ACP), com pedido de liminar, requerendo a suspensão imediata dos efeitos dos referidos documentos.

A ACP foi proposta em desfavor do Cartório de Registro de Imóveis e de cinco proprietários de imóveis rurais – Elaine Cristina Aparecida de Souza, Helder Rodrigues Nogueira Porto, Waterloo Pereira de Aguiar, Leonardo Costa Machado e Paulo Cezar Machado.

Segundo a Ação, o Oficial de Registro Civil Flávio Ferreira Lima Marchevsky, afastado por força de decisão judicial, expediu, entre os anos de 2009 e 2015, certidões de inteiro teor de imóveis rurais inexistentes, sem que houvesse sequer escrituras públicas de compra e venda.

De acordo com o Promotor de Justiça Celsimar Custódio Silva, titular da Promotoria de Justiça de Ananás, o oficial utilizava-se de selos e de emolumentos para “esquentar” as certidões. “A partir daí, criava direitos à pessoa beneficiária de fraude, ou seja, aquele que figurava como adquirente do imóvel”, explicou. De posse desse documento, os supostos proprietários poderiam até contrair empréstimos bancários em instituições financeiras, complementou o Promotor de Justiça.

No mérito da Ação Civil Pública, o MPE requisita que seja declarada a nulidade absoluta das certidões, condenando os requeridos ao pagamento de ônus de sucumbência no valor de R$ 390 mil.

Suspostos imóveis

Matrícula nº 77 – Fazenda Olho D’Água  / Proprietário: Elaine Cristina Aparecida de Souza

Matrícula nº 33 – Fazenda Cedrarana / Proprietário: Helder Rodrigues Nogueira Porto

Matrícula nº 384 – Fazenda Belo Horizonte / Proprietário: Waterloo Pereira de Aguiar.

Matrícula nº 419 – Fazenda Santa Clara / Proprietário: Leonardo Costa Machado.

Matrícula nº 421 – Fazenda Primavera /  Proprietário: Paulo Cezar Machado.

Matrícula nº 433 – Fazenda Porteira I / Proprietário: Paulo Cezar Machado.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAraguainense é encontrada morta em apartamento nos Estados Unidos
Próximo artigoTentativa de furto aos Correios em Esperantina acaba com quatro presos e um morto