O Polo de Educação a Distância de Apoio Presencial de Tocantinópolis (IFTO) desde 2009 vem ofertando vários Cursos Técnicos profissionalizantes na modalidade EaD em parceria com a Prefeitura Municipal de Tocantinópolis, Governo Estadual e Governo Federal, profissionalizando jovens e adultos da cidade e região. Já são mais de 100 alunos que concluíram os cursos e que já estão atuando no mercado de trabalho.

No Tocantins, a Rede e-Tec Brasil – Escola Técnica Aberta do Brasil, instituída pelo Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro de 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico publico na modalidade a distância é promovida pela SEDECTI – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o MEC – Ministério da Educação, e as prefeituras dos municípios onde existem os Polos de Educação a Distância. O Polo do IFTO em Tocantinópolis foi fundado no ano de 2009, sendo oferecidas através de processo seletivo, 200 vagas distribuídas entre os cursos de Agroecologia, Informática para Internet, Marketing e Secretariado.

No mês janeiro do ano em curso, aconteceu a aula inaugural dos novos cursos, oportunizando formação para 225 cidadãos, na área de Administração, Agroecologia, Controle Ambiental e Serviços Públicos, além de uma Pós-Graduação (PROEJA) onde os alunos recebem uma bolsa auxílio aos estudos, bem como apostilas impressas, todos gratuitamente. Os Cursos Técnicos terão duração de um ano e meio e a Pós-Graduação terá duração de um ano, com aulas on-line (através da plataforma Moodle – um ambiente virtual de aprendizagem), com momentos presenciais no Polo. O Polo funciona nos três turnos com atendimento humanizado e personalizado, com uma equipe de profissionais qualificados e comprometidos com qualidade do ensino e aprendizagem dos cursistas.

O Prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes de Sousa, destaca a importância desses cursos profissionalizantes para a população. “A nossa intenção quanto à implantação destes cursos é de oferecer mais opções de ensino e qualidade profissional aos nossos jovens e adultos. Os Cursos Técnicos do IFTO qualifica o aluno para o mercado de trabalho, além oportunizar a mão-de-obra local dos que estão buscando novas oportunidades de conhecimentos e inserção destes profissionais no mercado de trabalho; contribuindo para o desenvolvimento e geração de emprego e renda para a cidade”, afirmou o prefeito.

A coordenadora do polo, Maria Ezilene Mota Marinho, enfatizou a necessidade de atender aos anseios da comunidade em relação à capacitação profissional. “Somos privilegiados pelo município em estarmos oferecendo à nossa comunidade uma educação profissional técnica qualificada com capacidade para produzir, mas também como autonomia diante das diferentes dimensões da realidade: cultural, social, familiar, política e ética. Fico muito feliz quando chego ao Polo e vejo a alegria e satisfação dos alunos de estarem aprendendo independentemente de etnia ou idade. Essa é uma oportunidade para que os mesmos sejam incluídos no mundo moderno das tecnologias e informação. Já em relação à parceria que temos com a prefeitura, não deixa a desejar em nada, sempre estão à nossa disposição e nos atendendo em qualquer situação”, afirmou.

 Este ano os laboratórios de informática do IFTO estão de cara nova, receberam recentemente novos computadores com programas de software de última geração, condicionadores de ar, carteiras escolares e material didático. Isso mostra o verdadeiro compromisso com a educação de Tocantinópolis.

(ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJúnior Coimbra é campeão em gasto de verbas com divulgação no Congresso
Próximo artigoHalum anuncia entrega de caminhões e casas populares do PAC 2