450O governo do Estado tem garantido condições para que os atletas tocantinenses participem de diversas atividades esportivas. De acordo com o superintendente de Ginásios, Estádios e Praças Esportivas da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEL), Belmiran Sousa, são várias as modalidades de esportes que têm sido contempladas pelo governo do Estado.

Segundo o superintendente, o apoio do governo do Estado é abrangente, porque a Secretaria, por orientação do Governador Siqueira Campos, não trabalha somente com uma modalidade esportiva. “Por isso podemos citar vários esportes que têm sido agraciados com apoio do governo, como a ida, recentemente, da Imagine [equipe de futebol] para a disputa da Copa São Paulo de Juniores, e a ida dos atletas para a São Silvestre, que é uma disputa nacional do atletismo”, comentou.

Belmiran também cita como exemplo o apoio à prática de artes marciais. “Há apoio a algumas modalidades como o judô e o karatê, sendo que esse apoio é muitas vezes logístico, com a disponibilidade de transporte, para justamente atendê-los nas suas necessidades, além de apoio voltado ao atleta, diretamente”, afirmou.

As equipes de futebol do Estado também contam com o apoio da Secretaria de Esporte. “O Estado tem procurado dar suporte com a melhoria das praças esportivas, até mesmo com a liberação da taxa de administração, onde esses clubes, tanto da primeira divisão, da segunda divisão e até mesmo amadores, utilizam as quatro praças, que são o Nilton Santos, em Palmas, o Mirandão, em Araguaína, o Rezendão, em Gurupi, e o Castanheirão, em Miracema”, disse Belmiran Sousa.

O superintendente afirmou ainda que a SEL tem apoiado tanto atletas como clubes esportivos de diversas maneiras, cada um com sua peculiaridade, onde alguns pedem material esportivo, outros são agraciados com logística de transporte, de premiações. “Fizemos um levantamento que mostra que atendemos hoje cerca de 30 federações esportivas, além das associações, clubes e outras entidades, contemplando o que prevê a constituição, no atendimento ao desporto de um modo geral”, garantiu.

Belmiran ainda citou atividades internas, como jogos de servidores públicos, jogos abertos, jogos universitários, olimpíadas escolares, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), além do apoio às comunidades de um modo geral, na realização de ventos como o futebol de várzea, no interior.

Por fim, o superintendente lembrou o compromisso do governo do Estado com a juventude tocantinense. “Nós temos parcerias com as prefeituras nas escolinhas de iniciação esportiva, sendo que o próprio Estado tem a Escolinha de Futebol Nilton Santos, que atende atualmente 250 jovens com idade entre 7 a 16 anos, e com isso garantimos que ele se torne um cidadão com uma perspectiva de uma vida melhor, seja na prática de futebol, do voleibol, do handebol, do atletismo, e com isso construindo um cidadão melhor para o Estado do Tocantins”, finalizou.

(atn)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorServidores da saúde são contemplados com cursos ofertados pelo Hospital Sírio Libanês;inscrições abertas
Próximo artigoEmpresa de telefonia celular TIM é alvo da justiça