Equipe de implantação do primeiro Centro de Educação de Jovens e Adultos do Tocantins durante a reunião / Foto: Governo Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), estuda a implantação do primeiro Centro de Educação de Jovens e Adultos do Estado. A iniciativa ocorrerá por meio de um projeto-piloto no município de Gurupi.

A implantação de Centros de Educação de Jovens e Adultos atende à meta oito do Plano Estadual de Educação. A ideia inicial é de que o projeto-piloto seja implantado em até 120 dias.

Em Gurupi, o Centro de Educação de Jovens e Adultos será sediado na Rua Getúlio Vargas, no prédio da antiga Escola Estadual Rui Barbosa, que está desativada. Com excelente localização, a escolha do prédio centralizado foi uma estratégia da Pasta para facilitar o acesso aos estudantes trabalhadores.

Além de Gurupi, já está prevista a implantação do Centro em outros dois municípios: Palmas e Araguaína.

Nesta quinta-feira, 7, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, se reuniu com a equipe de implantação dos Centros, o secretário-executivo da Seduc, Robson Vila Nova, e o professor João Rosado Diniz Filho, postulado para assumir a direção do Centro, em Gurupi.

“Este projeto inédito no Tocantins será um marco para a política da Educação de Jovens e Adultos. Estamos planejando um centro que terá estrutura e um projeto político pedagógico específico para atender à pluralidade dessa modalidade de ensino”, ressaltou Adriana Aguiar.

A gestora estadual enfatizou ainda que a proposta de oferecer a EJA em três turnos oportunizará atendimento educacional aos trabalhadores diurnos e noturnos. “A nossa intenção é oferecer todos os meios para garantir a permanência e continuidade dos estudos desses adultos que não tiveram oportunidade de concluir o ensino básico”, frisou Adriana.

EJA no Tocantins

A rede estadual de ensino atende, atualmente, a mais de 12.750 alunos da Educação de Jovens e Adultos. São 837 turmas de primeiro, segundo e terceiro segmento da EJA, distribuídas em 160 escolas, nos 139 municípios tocantinenses.

Com a implantação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos, o Governo do Tocantins pretende ampliar ainda mais a oferta do ensino na modalidade Jovens e Adulto, passando a ser ofertada nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Com mais de 20 anos de experiência em gestão escolar, João Rosado está otimista com a proposta de estar à frente da instituição pioneira no Tocantins. “É um novo desafio poder gerir esse primeiro Centro de EJA. Estamos confiantes de que este será um projeto inovador, de grande sucesso e que possibilitará alcançarmos ainda mais estudantes, possibilitando a retomada ou a continuidade dos estudos”, ressaltou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorBeneficiário de auxílio emergencial no TO usava dinheiro para ‘investir’ no tráfico de drogas
Próximo artigoMoradores de Palmas podem solicitar limpeza de pontos de escoamento de água obstruídos