Psicóloga Idelvane Duarte
Psicóloga Idelvane Duarte

– O que é Janeiro Branco?

Janeiro Branco é uma campanha que tem por objetivo promover a Saúde Mental e realizar a psicoeducação da população para a necessidade de estarmos cuidando da nossa saúde mental e emocional. Essa campanha iniciou-se em 2014, por psicólogos de Uberlândia (MG), e foi ganhando espaço e apoio da nossa sociedade e, hoje faz parte do Calendário Nacional da Saúde.

– Por que janeiro e por que branco?

A escolha do mês de janeiro é por ser um período que está iniciando um novo ciclo em nossas vidas, um novo ano. É um período onde muitas pessoas estão projetando novos sonhos e outros estão passando por um momento de crise existencial, questionando sobre suas vidas ou sobre seus propósitos. Então, aproveita-se o mês de janeiro para alertar as pessoas, sobre a necessidade de incluírem o cuidado com a saúde mental aos seus novos objetivos e projeto de vida. Já a cor branca, significa a paz e o espaço de projeção. Então Janeiro Branco é o convite e conscientização para as pessoas projetarem uma nova história para a sua Saúde Mental.

– O que é Saúde Mental?

Saúde Mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e se é capaz de enfrentar os desafios cotidianos com equilíbrio.

– O porquê da necessidade de se trabalhar a promoção da Saúde Mental?

Porque a Saúde Mental é uma necessidade básica e direito fundamental do ser humano, sendo indispensável para o progresso pessoal e social da humanidade. E também, porque segundo os dados de 2019 da Organização Mundial de Saúde (OMS), hoje o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, ou seja, tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo, sendo 18,6 milhões de brasileiros convivem com os transtornos de ansiedade; esses números correspondem à 9,3% da população. Além disso, não é só o Brasil que sofre com os problemas na Saúde Mental, esses números têm crescido no mundo inteiro, atingindo todas as classes sociais e faixas etárias. De acordo ainda com os dados da OMS, um em cada cinco adolescentes enfrenta desafios de Saúde Mental e que metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos; sendo a depressão uma das principais causas de adoecimento e incapacidade entre os adolescentes e jovens. Então, é importante trabalhar a Saúde Mental em todos os contextos, como no trabalho, pois tem crescido também o número de afastamentos no trabalho devido à ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout (Síndrome do Esgotamento Profissional) e também na população idosa, onde muitos são vítimas de violência psicológica.

– O que desencadeia os problemas de Saúde Mental?

O equilíbrio da Saúde Mental pode ser comprometida, por fatores genéticos e também por fases estressantes da vida, como por exemplo: entrada na escola (início dos estudos para as crianças), adolescência, separação dos pais, conflitos familiares, dificuldades financeiras, menopausa, envelhecimento, doenças, divórcio, perdas, traumas, desemprego, entre outros.

O que fazer para ter Saúde Mental?

Para uma boa Saúde Mental, é necessário que a pessoa reconheça seus limites e suas qualidades e, foque sempre no lado positivo dos acontecimentos. Procurando sempre fazer o melhor, mas evitar as autocobranças; sendo importante estabelecer bons relacionamentos interpessoais e criar hábitos saudáveis, tais como: dormir bem, alimentar-se bem, praticar atividades físicas, evitar o consumo de álcool, cigarro e outras drogas. Não ter vergonha de buscar ajuda profissional e, lembrar-se que a psicoterapia é de fundamental importância para o equilíbrio da saúde mental e tratamento de transtornos de ansiedade.

Biografia Profissional:

Idelvane Duarte é psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Positiva; Especialista em MBA em Gestão de Pessoas e possui curso de Formação Profissional em Socioeducação.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorScanner corporal barra quatro mulheres com droga em presídio em Palmas
Próximo artigoEmpresário goiano pretende ampliar negócios no ramo automobilístico no Tocantins