Crescendo dentro da empresa
Crescendo dentro da empresa

Quem opta por seguir carreira dentro de uma empresa com certeza tem planos de crescimento profissional. Seja para ocupar cargos de mais responsabilidade e de maior remuneração, ou simplesmente adquirir novos conhecimentos, há formas eficientes e eficazes de alcançar essa meta.

O primeiro ponto, segundo explica o Master Coach Rodrigo Faria, é ter uma noção clara de qual posição o (a) trabalhador (a) pretende conquistar e, a partir daí, buscar o engajamento na missão, visão e valores da empresa. “Depois é preciso desenvolver as competências técnicas, organizacionais e comportamentais. Isto é fundamental para que o (a) profissional fortaleça sua identidade pessoal dentro do ambiente de trabalho”, explica Rodrigo.

Caminhos

A pessoa precisa abraçar a premissa da autorresponsabilidade para poder encarar as mudanças que estão por vir. Por isso o próximo passo é identificar, junto a seu gestor, pontos fortes e de melhoria no desempenho profissional. “As demandas dentro de uma organização são crescentes e o (a) trabalhador (a) precisará sustentar a alta performance que será exigida”, pontua o Master Coach.

Para alcançar esta posição, há seis segredos (ou caminhos) a serem executados:

1) Relacionamentos estáveis

2) Afastar-se do que não faz bem

3) Aceitar e reconhecer seus limites

4) Não perder tempo se lamentando

5) Escolher como querem ser tratados

6) Julgar menos

Mão dupla

A Preparação é condição essencial para que qualquer profissional possa crescer dentro da empresa. Mas há também outra necessidade:  a Oportunidade. “A organização deve criar um ambiente para isso. Ela precisa deixar claro para seus colaboradores que há formas de evoluir na empresa e as diretrizes para isso”, lembra Faria.

O colaborador precisa de incentivos para poder gerir as quatro dimensões de energia – física, mental, espiritual e emocional – e ter o equilíbrio necessário para alcançar a produtividade. “Importante frisar que, quando há o desejo de crescimento por parte do (a) trabalhador (a), com certeza a empresa ganhará muito com isso também”.

Há um limite

Qual a diferença entre ser proativo e inconveniente? O crescimento a qualquer custo não é o caminho, adverte Rodrigo. “Antes de sair tomando atitudes, passe pelas fases do planejamento e estratégia. Direcione a energia certa para o local ideal, sempre respeitando o espaço dos demais colegas. É fundamental sair da zona de conforto, mas isso precisa acontecer de forma eficiente e honesta”.

Está dando certo?

Monitoramento e Controle. Essas são as palavras e a ações que vão poder mensurar se os esforços estão gerando resultados. “Aumento nas vendas, melhoria de processos, entrega de produtos e feedback dos gestores são ótimos indicadores de que você está no caminho certo”, pontua Rodrigo.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPromotoria questiona prefeitura de Porto Nacional sobre contratados e cobra realização de concurso
Próximo artigoPolícia detém quarteto e recupera objetos em Araguaína