Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Justiça Federal inicia nova gestão e reconhece unidades de destaque no Tocantins
    TOCANTINS

    Justiça Federal inicia nova gestão e reconhece unidades de destaque no Tocantins

    By Norte do Tocantins8 de junho de 2026
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    A Justiça Federal no Tocantins iniciou um novo ciclo administrativo na terça-feira, 02 de junho com a apresentação oficial da nova gestão da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO) para o biênio 2026-2028. A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Seção Judiciária, em Palmas, com transmissão pelo Microsoft Teams, reunindo magistradas(os), servidoras(es), colaboradoras(es)  e estagiárias(os).
    Os juízes federais Wagmar Roberto Silva e Omar Bellotti Ferreira assumiram, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretor do Foro da Justiça Federal no Tocantins. Além da nova direção da Seção Judiciária do Tocantins, a solenidade marcou a posse dos juízes federais Claudio Cezar Cavalcantes e Fabrício Roriz Bressan como diretores das Subseções Judiciárias de Araguaína e Gurupi, respectivamente. A posse integra o calendário institucional do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), responsável pela oficialização dos gestores das Seções e Subseções Judiciárias da 1ª Região.
    À frente da administração da Justiça Federal no Estado, os novos dirigentes terão a missão de conduzir as ações administrativas da instituição, promover o planejamento estratégico, fortalecer a integração entre as unidades judiciárias e contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional oferecida à população tocantinense.
    O novo diretor do Foro, juiz federal Wagmar Roberto Silva, possui uma trajetória marcada pela experiência acadêmica e administrativa. É graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade Alvorada de Informática e Processamento de Dados, em 1994, e em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF), em 2001. Também atuou como professor universitário no Centro Universitário do Distrito Federal, entre 2003 e 2008, na Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas (FATEFIG), em 2014, e no Centro Universitário de Patos de Minas, desde 2023. Na magistratura federal, exerceu o cargo de juiz federal e diretor do Foro da Subseção Judiciária de Patos de Minas, em Minas Gerais, experiência que reforça sua qualificação para a condução administrativa da Justiça Federal no Tocantins.
    Durante a programação, a SJTO também realizou a entrega do Selo Estratégia em Ação, reconhecimento concedido às unidades judiciais que se destacaram no cumprimento das metas estratégicas e processuais da Justiça Federal. A premiação foi conduzida pelo diretor do Foro, Wagmar Roberto Silva, e marcou um dos primeiros atos da nova gestão.
    Ao destacar a importância da iniciativa, o magistrado ressaltou que o comprometimento das equipes é fundamental para o fortalecimento da gestão estratégica e para a melhoria contínua da prestação jurisdicional. Segundo ele, o reconhecimento das boas práticas e dos resultados alcançados contribui para estimular a eficiência, a transparência e a excelência no desempenho das unidades judiciais.
    Instituído pela Portaria PRESI/TRF1 nº 348/2016, o Selo Estratégia em Ação tem como objetivo reconhecer a excelência no cumprimento das metas estratégicas processuais, incentivando o alcance das metas nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e das metas específicas da Justiça Federal da 1ª Região.
    Foram contempladas unidades da capital e do interior nas categorias Diamante, Ouro e Prata. Receberam o Selo Diamante a 1ª, 2ª, 4ª e 5ª Varas da Seção Judiciária do Tocantins, a Vara Única da Subseção Judiciária de Gurupi, a 1ª Vara da Subseção Judiciária de Araguaína, além da 1ª e da 2ª Relatorias da Turma Recursal da Seccional. O Selo Ouro foi concedido à 3ª Vara da Seção Judiciária do Tocantins e à própria Seção Judiciária do Tocantins. Já o Selo Prata foi entregue à 2ª Vara da Subseção Judiciária de Araguaína.
    A entrega dos selos representou o reconhecimento institucional aos resultados alcançados pelas unidades judiciais e reafirmou o compromisso da Justiça Federal no Tocantins com a busca permanente pela excelência, eficiência e qualidade na prestação dos serviços jurisdicionais à sociedade.
    O mandato dos novos gestores se estenderá até 2028, período em que deverão conduzir projetos voltados ao fortalecimento institucional, à modernização dos serviços e à ampliação do acesso da população à Justiça Federal.
    DESTAQUE
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous Article“Temos uma missão pela educação”: Em reunião com professores de Araguaína, Marcus Marcelo reforça parceria com Fábio Vaz
    Next Article Futuro dos jovens preocupa moradores do sudeste do Tocantins, aponta pesquisa
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Obras na ponte entre Palmas e Luzimangues alcançam 85% de execução e exigem atenção redobrada de motoristas e ciclistas

    17 de julho de 2026

    MPTO denuncia três integrantes de organização criminosa por homicídio e outros crimes em Dianópolis

    17 de julho de 2026

    Jair Farias entra com força na pré-candidatura de Gaguim ao Senado e consolida aliança no Bico do Papagaio

    17 de julho de 2026

    Prefeitura de Palmas orienta beneficiários sobre calendário de pagamento do Bolsa Família em julho

    17 de julho de 2026

    Sebrae e MPTO firmam acordo para qualificar a gestão pública nos municípios

    17 de julho de 2026

    Justiça bloqueia terrenos vendidos a ex-prefeito por R$ 809; MP diz que ele assinou contrato consigo mesmo

    16 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Obras na ponte entre Palmas e Luzimangues alcançam 85% de execução e exigem atenção redobrada de motoristas e ciclistas

    17 de julho de 2026

    MPTO denuncia três integrantes de organização criminosa por homicídio e outros crimes em Dianópolis

    17 de julho de 2026

    Jair Farias entra com força na pré-candidatura de Gaguim ao Senado e consolida aliança no Bico do Papagaio

    17 de julho de 2026

    Prefeitura de Palmas orienta beneficiários sobre calendário de pagamento do Bolsa Família em julho

    17 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.