Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » MP é encaminhada a Assembleia para criação de Campi da Unitins no Bico do papagaio
    NORTE

    MP é encaminhada a Assembleia para criação de Campi da Unitins no Bico do papagaio

    By Norte do Tocantins15 de janeiro de 2014
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    A população de Augustinópolis e Araguatins, na região do Bico do Papagaio, e de Dianópolis, no Sudeste do Estado, serão beneficiadas com a instalação de campi da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Nesta terça-feira, 14, o Governador Siqueira Campos assinou a Medida Provisória nº 5 para criação da estrutura operacional da Unitins nas três cidades. A MP é encaminhada a Assembleia Legislativa para apreciação em regime de urgência.

    De acordo com o Governador Siqueira Campos, a região do Bico do Papagaio e o Sudeste do Estado precisam de mais investimentos e a implantação dos campi vai levar oportunidades àqueles que não podem pagar por um curso superior. “Precisamos melhorar a vida desses jovens com a oferta do ensino superior. Já levamos a escola de tempo integral e agora vamos possibilitar que eles continuem a crescer, dando nossa contribuição para que seja eliminada a desigualdade e a pobreza”, disse Siqueira Campos.

    O Governador emocionou os presentes ao dizer que escolheu assinar a medida provisória nesta data como forma de homenagear o neto Gabriel Marques Siqueira Campos, que faleceu em acidente aéreo há três anos, em 14 de janeiro de 2011. Conforme o Governador, o neto questionava com frequência o porquê de as pessoas de todo o mundo não terem oportunidades iguais e manifestava o desejo que isso ocorresse. Para o Governador, ampliar o acesso ao ensino, principalmente àqueles que não têm recursos financeiros para arcar com as altas despesas de um curso superior, é promover e viabilizar oportunidades.

    A MP assinada pelo Governador visa, através da instalação dos campi, oferecer uma educação de qualidade em nível superior nas três cidades que são centros econômicos e populacionais estrategicamente localizados e com condições ideais para ampliar, através da Unitins, a difusão do ensino superior.

    Conforme o reitor da Unitins, Joaber Macedo, a medida do governo vem no momento que a Universidade deve ser expandida. “Esse desafio vem no melhor momento, um momento em que a Unitins está estruturada e realizando mais um grande vestibular, com oferta de mil vagas. Vamos trabalhar para conseguir os recursos e colocar as coisas em prática”, informou.

    Repercussão

    O prefeito de Dianópolis, Régis Melo, acompanhou a assinatura da MP e disse que o governo atende a uma demanda antiga e vai beneficiar, de imediato, cerca de 300 pessoas. “É simplesmente um sonho que vai se realizar. É uma demanda antiga de nossa cidade, que precisa muito desse benefício”, comemora o prefeito.

     

    O deputado estadual Iderval Silva, que também acompanhou a assinatura da MP, pediu a palavra durante a solenidade realizada no Palácio Araguaia para dizer que o governo do Estado realiza um sonho não apenas dele, que é do Bico do Papagaio, mas de todos que moram na região. “Estou muito satisfeito porque sou da região e sei que o local precisa muito. Ter a universidade lá era um sonho de toda a população”, disse ele. Iderval Silva é de Augustinópolis, um dos municípios que, conforme a MP, será beneficiado.

    O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wagner Praxedes, também presente na solenidade, falou do tempo em que o Estado estava se estruturando e disse que as dificuldades eram muitas. “É um momento de muita alegria e emoção, porque conheço as regiões e hoje, depois de algum tempo, vejo tudo diferente. O governo tem cuidado do Bico do Papagaio, com estradas, com o oferecimento de mais oportunidades, com progresso”, disse.

    Educação

    Na oportunidade, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, lembrou do período em que foi reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e disse que expandir a Unitins e ampliar a oferta do ensino superior é garantir o desenvolvimento. “O governo investe no que é mais valoroso para mudar a realidade da região, investe nos recursos humanos que é de onde sai, se fato, o desenvolvimento”, afirmou.

    A educadora e presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado (Adtur), Nilmar Ruiz, lembrou que desde o início acompanha o crescimento do Tocantins e que a chegada da Universidade em mais três municípios vai contribuir para que as pessoas e o Estado cresçam ainda mais.

     

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleGoverno tem até dia 25 para resolver situação do “É pra já” de Araguaína
    Next Article Jogadores de Estreito atuarão em equipe do Mato Grosso
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Após testes, especialistas descobrem danos irreversíveis e ponte terá que ser reconstruída do zero

    18 de julho de 2026

    Wanderlei apresenta Dorinha como sua sucessora e convoca povo do Tocantins para nova caminhada

    16 de julho de 2026

    Multidão de mais de 12 mil pessoas marca lançamento da aliança liderada por Wanderlei, Dorinha e Wagner

    16 de julho de 2026

    Araguaína se prepara para grande ato de pré-campanha de Dorinha com a presença de Wanderlei Barbosa

    13 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Dorinha marca convenção para o dia 5 de agosto e promete grande mobilização política rumo às eleições de 2026

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Policial civil de folga é suspeito de efetuar disparo que matou filho de vereador em praia de Porto Franco

    21 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.